back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de fevereiro de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/02/2020 - 16:26:27

Notas da sessão plenária de
12 de fevereiro – 2ª edição

Educação I
A não abertura de vagas para o fundamental 2 no CAIC Bairro Novo, mesmo com a existência de 14 salas ociosas, voltou a ser assunto na Câmara Municipal. Vereador Mestre Pop (PSC) diz ter recebido reclamações de pais, que não estariam conseguindo matricular seus filhos e que a recomendação da escola é que as famílias procurem escolas estaduais na região. “Sei que o fundamental 2 é obrigação do estado, mas também sei que o CAIC é uma das 11 escolas municipais que atendem esse público e o deslocamento fica caro”, justificou.

Educação II
“Hoje o grande grito dos pais é para as vagas do 6º ano, que estão distantes das famílias”, emendou Marcos Vieira (PDT) em apoio a Mestre Pop. Ele justifica que os vereadores não conseguem explicar à comunidade o que está acontecendo e que a população precisa de respostas, sendo que 60 pais já teriam buscado vagas no local. Os parlamentares temem que a estrutura se torne um “elefante branco” e pedem um posicionamento da Prefeitura sobre a situação.

Educação III
Marcos Vieira ainda citou e mostrou uma reportagem da RPC que trata de reformas inacabadas na Escola Municipal Maestro Bento Mossurunga, localizada no Alto Boqueirão. O líder do governo na Câmara, Pier Petruzziello (PTB) respondeu à fala de Marcos Vieira dizendo que já havia entrado em contato com a SME (Secretaria Municipal de Educação) e que as obras estavam incompletas, mas que são em apenas em duas salas e que os alunos têm aulas normalmente.

Educação IV
Pier Petruzziello ainda comentou mais sobre a educação da capital. Segundo ele, para a volta às aulas de 2020, a rede pública receberá por volta de 140 mil “curitibinhas” e que o prefeito Rafael Greca se diz alegre em receber eles de volta. Segundo o parlamentar, são 400 endereços de educação infantil e outros 95 Centros de Educação Infantil conveniados, se tornando a maior vaga de berçário da história – 50 mil, recorde em Curitiba. O acesso às vagas pode ser realizado por cadastro on-line.

Serviço Funerário
Herivelto Oliveira (Cidadania) repercutiu o descredenciamento da funerária Cristo Rei, por parte da Prefeitura de Curitiba. O vereador elogiou o “trabalho eficiente” da secretária de Meio Ambiente Marilza Dias, que após tomar conhecimento de denúncia feita pelo parlamentar sobre irregularidades cometidas pela empresa, adotou as providências necessárias. “O processo durou sete meses e algumas pessoas acham que demorou, mas entendo que até foi rápido. Isso mostra que serviço público quando provocado, funciona bem”. Segundo Herivelto, o caso evolvendo a funerária ocorreu em julho de 2019 e chamou a atenção do Brasil inteiro.

Arrastão
Rogério Campos (PSC) disse que trará na semana que vem à CMC vídeo de arrastão ocorrido ontem em ônibus do transporte coletivo de Curitiba. O parlamentar ressaltou que a gravação mostra os assaltantes roubando somente dos passageiros e não “a gavetinha do cobrador”. Ele reforçou que sempre defenderá o posto de trabalho dos cobradores e que eles não são o foco do problema, mas sim os assaltantes. “Não vamos tapar o sol com a peneira”, alertou.

Homenagem
A artista e produtora Maria Glória Poltronieri Borges, conhecida como Magó, encontrada morta em Mandaguari (PR) vítima de feminicídio no dia 25 de janeiro deste ano vai receber uma homenagem. A vereadora Maria Leticia (PV) adiantou que pretende protocola projeto de lei à CMC para que o nome de Maria Glória “não seja esquecido” e batize um jardinete em Curitiba. A parlamentar ainda destacou a importância de toda a sociedade lutar contra o feminicídio.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Marcio Silva


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.