back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de fevereiro de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/02/2020 - 11:47:06

Na CMC, Prefeitura presta contas
sobre finanças e saúde pública

  • Na terça, o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi (à dir.), virá à CMC. Na quarta, a audiência será conduzida pela secretária da Saúde, Márcia Huçulak (à esq.). (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC Montagem: Letícia Bostelmann)
  • Em setembro passado, na última prestação de contas quadrimestral na CMC, Vitor Puppi destacou a importância do ISS para o Município. (Foto: Rodrigo Fonseca)
  • Márcia Huçulak também prestou contas na CMC, referentes ao segundo quadrimestre de 2019, em setembro passado. (Foto: Rodrigo Fonseca)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá, na próxima semana, audiências públicas sobre o desempenho das finanças e da saúde pública da capital em 2019. Na terça-feira (18), a prestação de contas será feita pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi. Na quarta (19), o balanço será apresentado pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. As sessões plenárias ocorrem no Palácio Rio Branco e têm início às 9 horas. A atividade também poderá ser acompanhada em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook ou no Twitter.

O Executivo havia previsto para 2019 um orçamento de R$ 9,041 bilhões. Na  última audiência pública de prestação de contas, em setembro passado, Puppi destacou a importância da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) para a situação financeira do Município. Também a Câmara de Curitiba apresenta, na terça, sua execução orçamentária – no ano passado, o Legislativo economizou 16% dos R$ 139,5 milhões a que teria direito (saiba mais).

As prestações de contas das finanças do Executivo e do Legislativo são quadrimestrais e exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e pela Lei Orgânica do Município (LOM). A audiência pública será conduzida pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que nesta semana reconduziu Paulo Rink (PL) à presidência do colegiado.

Também em setembro passado, Márcia Huçulak prestou contas na CMC sobre a aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba. Um dos temas mais abordados pelos vereadores, no debate com a secretária, foram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a política de saúde mental e o aplicativo Saúde Já, dentre outras áreas.

A apresentação do balanço quadrimestral da saúde pública, nas diferentes esferas de governo, é uma exigência da lei complementar federal 141/2012, como ferramenta de transparência na gestão dos recursos do SUS. A coordenação da atividade cabe à Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da CMC. O colegiado teve os membros indicados, mas ainda não houve a reunião de instalação e para a eleição de seu presidente e vice.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.