back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 03 de abril de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/03/2020 - 15:19:54

Palestra na Câmara abordará o
Dia do Técnico em Meio Ambiente

No dia 13 de março, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) irá promover uma palestra em alusão ao Dia do Técnico em Meio Ambiente. O evento será realizado às 14h no auditório do Anexo II (esquina entre a rua Lourenço Pinto e avenida Visconde de Guarapuava, 4º andar). A iniciativa é da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba que pretende destacar o trabalho desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pelo Instituto GT3 (Grupo de Trabalho do Terceiro Setor). O Dia do Técnico em Meio Ambiente foi instituído no Calendário Oficial do município por meio de um projeto de lei do ex-vereador Sérgio Ribeiro, que resultou na lei 12.331/2007.

Uma das palestrantes é a pedagoga Ângela Egrecil Antunes Panizzi, servidora pública que atua na área ambiental desde 1988. Ângela trabalha com planejamento e gestão ambiental – programas e projetos; educação ambiental; licenciamento ambiental estratégico; Agenda 21; A3P; atendimentos a municípios, capacitações, oficinas, cursos e treinamentos. O IAT é uma entidade autárquica cuja área de atuação é o estado do Paraná, sendo atualmente vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A lei estadual 20.070/19 autorizou a incorporação do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geologia) e do Instituto das Águas do Paraná pelo Instituto Ambiental do Paraná - agora denominado Instituto Água e Terra.

Além de trazer esclarecimentos sobre as atividades do IAT, Ângela falará sobre a A3P. "A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência consegue reduzir seus gastos", explicou a servidora.

O outro palestrante será Maurício Degelmann, presidente do Instituto Grupo de Trabalho do Terceiro Setor (GT3). O palestrante é formado em Ciências Contábeis pela FAE Business School em 1993 e pós-graduado em Administração Tributária e Sociologia Politica. Entre suas atividades profissionais, atuou como consultor de organizações públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, empresas, prefeituras, associações, sindicatos, ONGs, comunidades terapêuticas e cooperativas de economia solidária. Ele também é fundador e diretor presidente do Instituto Grupo de Trabalho do Terceiro Setor (GT3); membro colegiado estadual da Secretaria Executiva e representante adjunto no colegiado nacional do Movimento Nacional ODS Nós Podemos / Paraná – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; membro da secretaria executiva do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná; fundador e conselheiro da Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas (FEPACT); e conselheiro da Casa Latino Americana (CASLA).


Texto:   João Cândido Martins
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.