back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 29 de março de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 16/03/2020 - 13:18:26

Câmara de Curitiba anuncia medidas 
de prevenção ao coronavírus 

  • Com exceção das sessões plenárias e reuniões de comissões, as audiências públicas, sessões solenes e todas as demais atividades legislativas da CMC que reúnem grande público estão suspensas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “O coronavírus é uma pandemia. Quando a OMS [Organização Mundial da Saúde] diz que é uma pandemia, isso significa que não existe lugar do mundo onde se possa estar escondido do vírus”, orientou Maria Leticia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Vamos evitar aglomeração [nos corredores]. Peço que os assessores evitem vir ao plenário”, explicou Sabino Picolo, presidente da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Mestre Pop comunicou que as atividades do projeto de capoeira nas escolas estão suspensas pelos próximos 15 dias, até que se tenha informações mais seguras sobre a disseminação do coronavírus em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Professor Silberto sugeriu que a Prefeitura de Curitiba cancele “as aulas por um tempo” ou antecipe as férias escolares de julho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Bruno Pessuti lembrou que até a caneta compartilhada entre os vereadores para assinarem a lista de presença em plenário pode ser um transmissor do vírus. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) comunicou, nesta segunda-feira (16), que o Legislativo adotará, a partir de hoje, diversas medidas a fim de evitar a propagação do novo coronavírus entre vereadores, servidores, funcionários terceirizados e a população em geral. O anúncio foi feito no pequeno expediente da sessão plenária pela quarta secretária da Casa, Maria Leticia (PV), que também é médica legista da Polícia Científica do Paraná. 

Segundo a vereadora, com exceção das sessões plenárias e reuniões de comissões, as audiências públicas, sessões solenes e todas as demais atividades legislativas que reúnem grande público estão suspensas. Isso vale tanto para os eventos que estavam agendados para o Palácio Rio Branco quanto para aqueles que aconteceriam no auditório do Anexo II da CMC. 

A partir de hoje, também fica restrito o acesso ao plenário. Estão autorizados a circular pelo Palácio Rio Branco apenas os servidores essenciais ao funcionamento das sessões plenárias e os assessores parlamentares só poderão entrar no plenário quando forem chamados pelos vereadores. Já com relação ao público em geral, este só poderá acompanhar as sessões pelas redes sociais do Legislativo – as sessões são transmitidas, ao vivo, no YouTubeFacebook e Twitter

“Por acordo de lideranças, as sessões plenárias terão seu tempo reduzido, de 3 horas [regimentais] para, em média, 1 hora e meia. Os projetos serão debatidos [por seus autores] no tempo máximo de 5 minutos”, completou. Ainda segundo Maria Leticia, os cuidados de higiene serão reforçados: a limpeza nos setores administrativos e gabinetes parlamentares será intensificada com álcool gel e serão distribuídos frascos do álcool gel em todos os locais de trabalho. 

“A vacinação contra a Influenza será antecipada na Câmara, tanto para vereadores quanto para servidores”, complementou a quarta secretária. “Vamos evitar aglomeração [nos corredores]. Peço que os assessores evitem vir ao plenário. Os visitantes, vamos pedir que fiquem do lado de fora [do Palácio Rio Branco], a imprensa escalonada. As sessões solenes estão todas suspensas e aqueles que acharem que não estiverem muito bem, vamos abonar as faltas”, reforçou o presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM).  

Vereadores preocupados 
“O coronavírus é uma pandemia. Quando a OMS [Organização Mundial da Saúde] diz que é uma pandemia, isso significa que não existe lugar do mundo onde se possa estar escondido do vírus”, orientou Maria Leticia. Para a vereadora, apesar de até o momento existirem apenas 6 casos confirmados no Paraná, os cuidados individuais são essenciais para evitar a disseminação do vírus, já que “o sistema de saúde pública tem um limite de atendimento”. 

Fundador do projeto “Brincando e Educando Capoeira nas Escolas”, que atende mais de 2 mil crianças, Mestre Pop (PSC) comunicou que as atividades estão suspensas pelos próximos 15 dias até que se tenha informações mais seguras sobre a disseminação do coronavírus em Curitiba. O objetivo, segundo ele, é proteger a integridade física das crianças e familiares. “Pensando que a capoeira é um esporte lúdico, em que as crianças interagem umas com as outras, é inevitável que a criança não tenha contato com a outra criança através das atividades interativas que executamos nas aulas”. 

Na mesma linha de raciocínio, Professor Silberto (MDB) sugeriu que a Prefeitura de Curitiba cancele “as aulas por um tempo” ou antecipe as férias escolares de julho. “Nas escolas, mesmo que orientemos nossos alunos [sobre as formas de contágio do vírus], eles não têm noção do perigo. Algumas escolas estão fechando bebedouros, mas os alunos precisam de água. Quando levam garrafinhas, eles trocam. Se aparecer vírus na escola, vai ser uma disseminação muito completa, vai contaminar escola inteira”, alertou o vereador, sobre a possibilidade de uma contaminação comunitária. 

Bruno Pessuti (PSD) lembrou que até a caneta compartilhada entre os vereadores para assinarem a lista de presença em plenário pode ser um transmissor do vírus. “Por isso todos precisam se preocupar sim, e muito, com o coronavírus”. De acordo com ele, se a taxa de aumento do número de casos atual se mantiver, “no próximo fim de semana, o Brasil pode ter aproximadamente 10 mil pessoas contaminadas”. “E aqui, diferente da China, temos casos em todas as regiões. É fundamental que nós nos preocupemos nas nossas casas, nas nossas famílias”, disse o vereador, ao lembrar que parlamentares que tem mais de 60 anos, como Jairo Marcelino (PSD) e Dona Lourdes (PSB) por exemplo, estão no grupo de risco da doença.


Texto:   Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.