back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 29 de março de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 18/03/2020 - 14:18:45

Notas das sessão plenária
de 17 de março

Papel da CCJ I
“Quero esclarecer um tema bastante constrangedor, levantado por Noemia Rocha [MDB], sobre deliberação da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça]”, disse, na sessão dessa terça-feira (17), Dalton Borba (PDT). Ela havia criticado justificativa de voto contrário do vereador, de que projeto de lei de Professor Silberto (MDB), rejeitado em plenário, teria vício de inconstitucionalidade, por gerar despesas ao Município. A decisão do colegiado, argumentou Borba, “não é vinculante”.

Papel da CCJ II
“Independentemente de posição partidária”, continuou Borba, “voto conforme a Constituição”. “Temos sim, na nossa CCJ, que zelar pela nossa Constituição Federal”, afirmou Dr. Wolmir Aguiar (PSC), outro membro do colegiado. Ele ponderou que análise legal leva em consideração, ainda, as competências do Legislativo e do Executivo, dentre outros critérios. “Também é uma comissão jurídico-política”, avaliou.

Janela partidária
Ezequias Barros comunicou a saída do Patriota para se filiar, “dentro de dois ou três dias”, ao PMB (Partido da Mulher Brasileira). Segundo o vereador, seu primeiro suplente, Flávio José de Freitas, o Vermelho, também migrará para a sigla. O período chamado de janela partidária, para a troca de legenda sem o risco de perder o mandato, termina no dia 3 de abril, seis meses antes do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro.

Combate ao bullying
O plenário aprovou sugestão de ato administrativo ou de gestão para que a Prefeitura de Curitiba inclua o tema “bullying nas escolas” na programação de comunicação oficial (203.00046.2020). Segundo a Comissão de Educação, Cultura e Turismo, autora da indicação, o objetivo é disseminar informação sobre os malefícios do problema. “Aproximadamente 1 em cada 10 estudantes no Brasil é vítima frequente de bullying nas escolas. Atualmente, o bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, com consequências sérias tanto para vítimas, quanto para o agressor”, aponta a justificativa.

Sepultamento de animais
Também foi acatada a sugestão de Katia Dittrich (Solidariedade) para que o Poder Executivo autorize o sepultamento de animais domésticos em jazigos dos cemitérios municipais (201.00008.2020), com regulamentação a ser fixada pelo serviço funerário. Também é sugerido que cemitérios particulares “possam estabelecer regramento próprio para o sepultamento de animais domésticos de estimação em campas, jazigos e gavetas ou carneiras”.

Lombada eletrônica
Pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, protocolado por Mauro Ignácio (PSB), pergunta se existem estudos da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) para a substituição de lombada eletrônica por travessia elevada ou semáforo, no cruzamento das ruas Antônio Escorsin e Alexandre Markoski, no São Braz (062.00129.2020). Na justificativa, o vereador alerta à segurança da comunidade escolar que transita na região – onde se localizam a Escola Municipal Julio Moreira e o CMEI São Braz.

Saúde mental
Requerimento de Professora Josete (PT) pede esclarecimentos do Poder Executivo sobre a política de atendimento à saúde mental (062.00135.2020). “Quantos leitos existem nos Centros de Atenção Psicossocial [CAPS]. Qual o número de atendimentos realizados em cada CAPS nos últimos 4 anos? Quais são os locais em Curitiba que oferecem o serviço de hospital psiquiátrico? Quantos leitos existem? Quantas unidades de saúde são matriciadas ou recebem apoio matricial?”, pergunta a vereadora.


Texto:   Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.