back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 29 de março de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 19/03/2020 - 13:41:00

Vereadores confirmam convênio
com DNIT para obras da Linha Verde

  • Sessão extraordinária foi convocada para a votação do convênio em segundo turno. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Em segundo turno unânime, com 27 votos, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou autorização à Prefeitura de Curitiba para firmar convênio com o Departamento Nacional de Infraestruturas de Transporte (DNIT), para a finalização das obras da Linha Verde Norte. O trâmite é necessário por se tratar de área de domínio público federal. Conforme acordo de lideranças, a sessão extraordinária desta quinta-feira (19) foi convocada exclusivamente para a análise da proposição, que tramitava em regime de urgência do Executivo (quando, em até 45 dias após o protocolo, deve ser incluída na ordem do dia).

Nessa quarta-feira (18), no debate em primeiro turno, o vice-presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Serginho do Posto (PSDB), es-clareceu que o projeto trata apenas da autorização para que o Município possa utilizar o espaço, que é de domínio público federal, sem envolver a liberação de recursos (005.00019.2020). “A partir daí, a prefeitura poderá executar a obra”, disse.

Segundo a proposta de lei, as obras serão divididas em duas etapas e compre-endem trecho que vai do rio Bacacheri até o entroncamento das BRs 116 e 476; e a implantação de trincheira ligando a rua Rio Juruá com o prolonga-mento da rua Antônio de Cristo, com seis faixas de circulação. Parte dos recur-sos para as obras está contemplada no Orçamento Geral da União (OGU), no âmbito do Programa Mobilidade Urbana e Trânsito, e haverá contrapartida do Município.

As obras, ainda de acordo com o Executivo, incluem a implantação de canaleta exclusiva para o transporte coletivo tipo BRT, para o tráfego de ônibus articu-lados e biarticulados; das vias marginais, que são as duas vias laterais à cana-leta exclusiva, destinadas à circulação de veículos em geral; e das vias locais, esquerda e direita, para acessos e atendimento às atividades lindeiras.



Texto:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.