back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 03 de junho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 24/03/2020 - 18:21:02

Pela primeira vez, Câmara de Curitiba
realiza reunião da CCJ a distância

  • Presença virtual registrada. (Reprodução Whatsapp)
  • Idealizador do projeto, Processo Legislativo deu apoio instantâneo. (Reprodução Whatsapp)
  • Vereadores debateram por texto e áudio. (Reprodução Whatsapp)
  • Vereadores informaram seus votos no grupo. (Reprodução Whatsapp)
  • Vereadores registraram remotamente, com login e senha pessoais, os votos no Sistema de Processo Legislativo. (Reprodução Whatsapp)
Nesta terça-feira (24), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou pela primeira vez um encontro remoto da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a análise de dois projetos de lei. A reunião virtual faz parte das medidas restritivas adotadas pelo Legislativo na prevenção do contágio do novo coronavírus, causador da Covid-19.
 

Com todos os integrantes da comissão “presentes”, a análise das propostas foi realizada via WhatsApp, num grupo formado por integrantes da comissão, por outros vereadores e servidores da Casa, que receberam um convite por link aberto para integrar o grupo. Todos os parlamentares receberam, com antecedência, o teor dos projetos da pauta, os pareceres da Procuradoria Jurídica da Casa e ainda os votos dos relatores de cada proposta, procedimento comum nos encontros presenciais. 

**Você pode fazer o download das fotos no rodapé da página

Durante o encontro, os vereadores escreveram textos e gravaram áudios com suas opiniões. Para votar, eles acessaram remotamente o sistema de votações das comissões, com o uso de login e senhas pessoais. Todos os votos ficam registrados nos projetos de lei e podem ser conferidos no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). 

Em reunião presidida por Julieta Reis (DEM), constavam na pauta uma proposta do Executivo, que libera o pagamento em pecúnia das licenças-prêmio a servidores já aposentados, e outro para endurecer as sanções a quem praticar preços abusivos em situações de emergência ou calamidade pública. 

Para a presidente do colegiado, a modalidade da reunião remota foi uma “excelente solução” encontrada para dar continuidade aos trabalhos da CCJ. “Foi interativa, todos participaram, responderam por texto e áudio, enfim, deu tudo certo. Podemos continuar fazendo dessa forma, quando tratarmos de projetos de extrema relevância e relacionados a esse momento delicado dos dias de hoje”, analisou Julieta Reis. 

Para o líder do prefeito na Casa, vereador Pier Petruzziello (PTB), a iniciativa para a reunião a distância foi “extremamente positiva”, ante as dificuldades enfrentadas pelos parlamentares para manter a realização de encontros presenciais. “A equipe de servidores da Câmara deu um show”, frisou. “O melhor de tudo é que foi eficiente. Muita criatividade por parte dos servidores da Câmara. Achei um feeling bem bacana nesse cenário caótico que estamos vivendo, e todos [estavam] em casa”, acrescentou Noemia Rocha (MDB), líder da oposição no Legislativo. 

Toda a pauta da CCJ está disponível no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). A Comissão é formada pelos vereadores Julieta Reis (DEM), presidente, Pier Petruzziello (PTB), vice, Alex Rato (PSD), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Dalton Borba (PDT), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Noemia Rocha (MDB) e Osias Moraes (Republicanos). 
blicanos). 



Texto:   Claudia Krüger
Edição:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.