back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de julho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 31/03/2020 - 17:22:50

Notas de sessão plenária
de 31 de março

“Caos social”
Em discurso no pequeno expediente, Edson do Parolin (PSDB) retomou alerta às cerca de 3 mil famílias do Ganchinho, ex-moradoras do Parolin. “O pessoal está sem endereço, passando necessidade, está passando por um caos social. Algumas famílias estão fechando suas casas e retornando ao Parolin [a área de invasão”, apontou. O vereador pediu que representantes da comunidade sejam recebidos, nesta semana, pelo líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB), e pela Secretaria do Governo Municipal (SGM). “Até parece que temos duas Curitibas. A situação é social.”
 
Apoio a autônomos*
A vereadora Maria Leticia (PV) solicitou informações à Prefeitura sobre quais serão as medidas de apoio tomadas para garantir a sustentabilidade de profissionais autônomos (como catadores de material reciclável e vendedores ambulantes) enquanto a cidade estiver no período de Situação Emergencial em Saúde Pública (062.00150.2020). Maria Leticia questiona qual órgão realizará a operação, a partir de qual data e qual será o valor viabilizado pelo Município.
 
Mais leitos*
Maria Leticia também questionou a possibilidade das casas ainda não entregues no programa Minha Casa, Minha Vida serem utilizadas como leitos para combate ao coronavírus. A vereadora explica que o Ministro de Desenvolvimento Regional do Governo Federal, Rogério Marinho, anunciou essa possibilidade e ela questiona se existem casas localizadas em Curitiba que podem ser utilizadas e se elas servirão efetivamente como leitos (062.00151.2020).
 
 
Higienização I*
O vereador Dalton Borba (PDT) questionou a Secretaria de Saúde de Curitiba sobre a higienização da cidade como forma de prevenção à COVID-19 (062.00152.2020). O parlamentar pergunta quais medidas estão sendo tomadas para a higienização de espaços públicos, quais são estes espaços – praças, terminais, academias ao ar livre e demais locais – e qual a frequência de implementação destas medidas. 
 
 
Higienização II*
Dalton Borba também encaminhou questionamentos à URBS sobre quais medidas de higienização estão sendo adotadas pelo órgão. Ele pergunta se terminais e ônibus estão sendo higienizados, com qual frequência e em quais horários (062.00153.2020). 
 
 
Falta d’água*
O último questionamento do vereador Dalton Borba refere-se ao abastecimento de água na região da Caximba (062.00154.2020). Ele pergunta à SANEPAR quais moradores têm acesso a água potável e qual o plano de abastecimento para essa região. O parlamentar explica que durante a pandemia do novo coronavírus a lavagem das mãos é essencial, tornando a falta d’água em comunidades carentes uma preocupação. 

 
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Michelle Stival da Rocha.



Texto:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.