back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 05 de junho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/05/2020 - 17:44:01

Notas de sessão plenária 
de 13 de maio

Terceira pista
O vereador Bruno Pessuti (Pode) comentou sobre a abertura do edital para a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena, que deve acontecer dentro do prazo de 60 meses. O vereador comentou que a medida deve facilitar, além das viagens, as indústrias e o comércio pois “fica mais fácil que as cargas sejam despachadas”. Mesmo com o Aeroporto estando localizado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o vereador compreende que será de grande ajuda para aproximar a capital do mundo. *

Água
Por causa do período de estiagem no Paraná, o vereador Professor Silberto (MDB) pediu que a população “faça uso consciente da água, evitando desperdício, para que não falte nos próximos dias”. *

Unidos pela Vida
Presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da CMC, Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos) divulgou a realização do festival online Unidos pela Vida, no dia 16 de maio. A iniciativa é de hospitais filantrópicos de Curitiba, com o apoio da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa). Segundo o vereador, serão realizadas atividades pelas redes sociais, com shows e outras atrações, para a arrecadação de recursos para as entidades.  

Retirada de projeto I
Requerimento (072.00032.2020) à Mesa Diretora retira projeto de lei assinado por diversos vereadores, protocolado por iniciativa de Pier Petruzziello (PTB). A proposição dispunha sobre estabelecer medidas excepcionais, devido à pandemia da covid-19, para a continuidade dos serviços ofertados pelos hospitais filantrópicos da capital (005.00075.2020).

Retirada de projeto II
Professor Euler (PSD) solicita a retirada de projeto (005.00073.2020) de sua iniciativa, referente à suspensão do prazo de validade de concursos públicos duranta a pandemia (072.00032.2020). A justificativa é que ele assina outra proposta de lei sobre o tema, junto a Tico Kuzma (Pros).

Exames da covid-19
De Serginho do Posto (DEM), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) receberá pedido de informações oficiais sobre quantos e quais os tipos de kits de testagem para a covid-19 foram recebidos dos governos federal e estadual (062.00252.2020). O vereador também quer saber como os exames foram “priorizados e distribuídos”.

Kits de alimentação I
Pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, assinado por Dalton Borba e Marcos Vieira, ambos do PDT, trata da aquisição dos kits de alimentação, que começaram a ser entregues na última segunda-feira (11) a famílias de alunos de escolas municipais, CMEIs e CEIs conveniados (062.00247.2020). Os vereadores questionam a fonte de recursos para a compra dos produtos.
 
Kits de alimentação II
A vereadora Professora Josete (PT) elogiou a iniciativa de Prefeitura de distribuir os kits de alimentação para os estudantes da Rede Municipal. Entretanto, pediu atenção da Secretaria Municipal da Educação pois “a preocupação das direções é que não há nenhuma documentação oficial que dê respaldo para que elas convidem os funcionários [para entregar os kits]”. Segundo a vereadora, se algum servidor se contaminar ou sofrer com acidente de trabalho, pela convocação não ser oficial, “coloca direção em uma situação muito complicada”. *  

Sugestões ao Executivo
Em pedidos de informações oficiais, Maria Leticia (PV) questiona a aplicação de medidas propostas por ela e acatadas em plenário, por meio de sugestões ao Executivo. Numa proposição, o mote é o recebimento de indicação quanto ao atendimento à população em situação de rua, devido à pandemia (062.00248.2020). Em outra, ela trata da prevenção à violência doméstica (062.00249.2020). A vereadora também pergunta sobre a proposta de fechamento, durante a quarentena, da praça Oswaldo Cruz (062.00250.2020).

Aterro da Caximba
Por Mauro Bobato (Pode), a Prefeitura de Curitiba é questionada, em pedido d informações oficiais, sobre o pagamento de precatórios da desapropriação dos imóveis do Aterro da Caximba (062.00251.2020). “Existe previsão para o pagamento?”, complementa a proposição.

Crianças e adolescentes
À Fundação de Ação Social (FAS) e à Prefeitura de Curitiba, Maria Leticia questiona aditivos, publicados em abril e em maio, para um acréscimo de 447 vagas de acolhimento de crianças e adolescentes (062.00253.2020). Ela quer saber, dentre outras informações, se houve aumento dos casos de abandono e o número de crianças abrigadas nos cinco primeiros meses deste ano.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira
Revisão: Cláudia Krüger



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.