back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 05 de junho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 18/05/2020 - 15:54:56

Notas da sessão plenária
de 18 de maio

Orçamento I
O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Rink (PL), informou durante a sessão desta segunda-feira (18) que está aberta, desde sábado, a consulta pública ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021. “Devido à covid-19, não colocaremos as urnas nas regionais e a participação será online. Peço aos vereadores que ajudem a divulgar para que mais gente participe. No ano passado, foram quase 2 mil participações e teremos mais esse ano, se Deus quiser”, disse. A consulta pública vai até 25 de maio.

Orçamento II
A Câmara Municipal de Curitiba recebeu na sexta-feira (15) o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas financeiras e as prioridades da prefeitura para 2021. O presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), recebeu o documento dos secretários Luiz Fernando Jamur e Vitor Puppi (leia mais). A previsão é que a cidade conte, no próximo ano, com R$ 9.290.000.000 para manter os serviços públicos e realizar investimentos.

Audiências públicas I
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou requerimentos para destinar os espaços da sessão da ordem do dia, do grande expediente e das explicações pessoais, em 26 e 27 de maio, para as audiências de prestações de contas quadrimestrais das secretarias municipais da Saúde e de Finanças, respectivamente (054.00003.2020 e 054.00004.2020). A sessão do dia 27, quarta-feira da próxima semana, também terá a apresentação de balanço financeiro do Legislativo, referente aos quatro primeiros meses do ano.

Audiências públicas II
Outro requerimento acatado pelo plenário reserva a ordem do dia, o grande expediente e as explicações pessoais, em 1º de junho, para a audiência pública da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021. Serão apresentados o projeto, protocolado na última sexta-feira (15), e os resultados da consulta pública (054.00005.2020).

Homenagem póstuma I
A Câmara Municipal de Curitiba observou instantes de silêncio pelo falecimento do cantor e compositor João Lopes, autor de “Bicho do Paraná”, música que se tornou praticamente um hino não oficial do estado que exalta o orgulho de ser paranaense. “Com tristeza eu anuncio a morte de João Lopes hoje de manhã. Ele estava lutando contra algumas doenças, já tinha feito um transplante. Ele faria 70 anos na próxima segunda-feira”, registrou Herivelto Oliveira (Cidadania).

Homenagem póstuma II
Também foram lembrados no minuto de silêncio o delegado de polícia aposentado Marco Antonio Bassan, além de Estela Rodrigues, José Carlos Goulin, José Duarte dos Santos, Maria Amaro da Luz Pellanda, Nazareno Vitor, Ramiro Corral Garcia e Terezinha de Oliveira Souza. Maria Manfron e Tito Zeglin ainda registraram que a data de hoje marcaria o centenário do papa João Paulo II.

IPTU
Em requerimento de pedido de informações, o vereador Marcos Vieira (PDT) questiona a Secretaria Municipal de Finanças sobre a previsão para a implantação do IPTU progressivo (062.00232.2020). Segundo Vieira, o sistema visa “desestimular proprietários a manter seus imóveis fechados ou subutilizados, fatos que provocam indesejável redução de oferta de imóveis para o mercado, seja para venda, seja para locação”. *

EstaR
A possibilidade de implantação do EstaR na rua Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru é o questionamento do vereador Cacá Pereira (Patriota). Ele pergunta à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran) se há projeto de aplicação do sistema na rua (062.00256.2020). *

Cras I
O vereador Cacá Pereira também questiona a Fundação Social de Curitiba (FAS) sobre a atualização do Cadastro Único nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Ele pergunta se o serviço de atualização está sendo realizado e, se sim, se é apenas pessoalmente ou se há um site na internet em que possa ser feito (062.00257.2020). *

Cras II
A vereadora Maria Leticia (PV) pergunta à Prefeitura e à FAS sobre o fechamento da unidade do Cras Sambaqui, no bairro Sítio Cercado (062.00260.2020). Maria Leticia questiona quando foi fechado, por qual razão e qual a previsão de reabertura. Além disso, inquere para onde os cidadãos que precisam deste Cras estão sendo encaminhados e quais as alternativas que a Prefeitura e a FAS estão dando para os usuários.

Manoel Ribas
Após mudanças no tráfego da avenida Manoel Ribas, no bairro Santa Felicidade, em decorrência das obras realizadas no local, o vereador Mauro Ignácio (DEM) questiona o prefeito Rafael Greca sobre os acidentes ocorridos no cruzamento da rua Saturnino Miranda com a Via Vêneto (062.00258.2020). Ele também pergunta se, em comparação com o período anterior às obras, houve redução no número de acidentes no local. O último questionamento é sobre a existência de um estudo para proibir conversões à esquerda da rua Saturnino Miranda para acessar a Via Vêneto, em direção ao Centro. *

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão do texto: Claudia Krüger.



Texto:   Fernanda Foggiato e Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.