back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 05 de junho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 19/05/2020 - 19:09:03

Notas da sessão plenária
de 19 de maio

  • A sessão desta terça-feira foi a 16ª realizada em ambiente virtual, lembrou Sabino Picolo. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Sessões remotas
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM), destacou que a sessão desta terça-feira (19) foi a 16ª realizada remotamente, em ambiente virtual, “já empatando com as presenciais [deste ano]”. Na semana passada, o vereador apresentou balanço do funcionamento do Legislativo durante a pandemia da covid-19. (Foto 1)

Regularização de imóveis
Toninho da Farmácia agradeceu o prefeito Rafael Greca e o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, pela sanção de projeto dele e de Zezinho Sabará, ambos do DEM, para a regulamentação de imóveis irregulares, com a flexibilização de parâmetros urbanísticos. A ideia, reforçou o vereador, é dar mais segurança às pessoas, para que não seja necessário demolir parte das construções, residenciais ou comerciais, para adequação às normas. 

Artistas locais
Para alertar novamente à classe artística, Herivelto Oliveira (Cidadania) exibiu vídeo do ator Richard Rabello, do projeto “Brownie do papai”. “Evidentemente ele fez este vídeo porque está sem trabalho, uma renda”, disse o vereador, que pediu ao Executivo municipal “soluções imediatas” ao segmento, em crise devido à pandemia da covid-19. O vereador ainda lembrou da morte de artistas locais neste “momento muito sombrio da nossa história”, como a do cantor e compositor João Lopes, autor de “Bicho do Paraná”, nessa segunda-feira (18). “Faço esta reflexão para que a gente volte a buscar uma luz.”

Educação municipal
Professora Josete (PT) parabenizou o “empenho e a dedicação” dos servidores da rede municipal de educação envolvidos na distribuição dos kits de alimentação às famílias dos alunos. A vereadora também destacou a entrega presencial de atividades, importante aos estudantes com dificuldade de acesso às aulas online. “Este é um ato acima de tudo de solidariedade, que coloca mais uma vez para a sociedade a importância do serviço público para a garantia dos direitos de todos e todas”, declarou.

Retomada de cultos I
Ezequias Barros (PMB) pediu que o prefeito Rafael Greca “olhe com carinho” e “com bons olhos a questão das igrejas”, da mesma forma que “o comércio recebeu essa regulamentação”. Coautor de projeto de lei para a retomada dos cultos, o vereador ponderou que cidades da região metropolitana estão tratando da regulamentação. Também, que as igrejas não querem a retomada “de qualquer jeito”, colocando as pessoas em risco. 

Retomada de cultos II
“Quem vai à igreja, quem congrega, sabe da importância [dos cultos]”, disse Ezequias Barros. O vereador fez agradecimentos ao Executivo, em especial pelo atendimento das secretárias municipais da Saúde, Márcia Huçulak, e do Meio Ambiente, Marilza Dias. 

EstaR eletrônico
Bruno Pessuti (Pode) destacou indicação ao Executivo de sua autoria, acatada na última quarta-feira (13), para a regularização de infrações por estacionamento irregular em áreas do EstaR (203.00138.2020). A tecnologia, defendeu, deve “beneficiar as pessoas”. O sistema eletrônico, em sua avaliação, precisa melhorar, “para que as pessoas tenham a certeza que estão pagando por aquela hora, e não por dez horas”. Ainda para Pessuti, o princípio do EstaR “não é arrecadatório”, e sim que as vagas de estacionamento sejam rotativas.

Organizações sociais
Noemia Rocha (MDB) pediu atenção à “privatização” da saúde pública municipal. Segundo ela, o Executivo pretende delegar a gestão de mais três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Boa Vista, Cajuru e Sítio Cercado – a organizações sociais. As OSs, disse a vereadora, “são as maiores investigadas no nosso país”. 

Assistência social
Segundo Professora Josete (PT), todos os vereadores receberam carta assinada por entidades voltadas ao debate de políticas públicas e dos direitos da população. “Na verdade essas entidades se uniram, encamparam a campanha Resistindo com Solidariedade, para a arrecadação, compra e distribuição de produtos de primeira necessidade”, afirmou. Agora, apontou a vereadora, a proposta é a criação de um plano emergencial de assistência social, em especial para as áreas da cidade de maior vulnerabilidade.

Iluminação pública
“A Secretaria [Municipal] de Obras [Públicas] tem nos atendido sim, em tudo, mas o setor de Iluminação Pública está deixando a desejar no bosque da Vila Verde”, ponderou Toninho da Farmácia (DEM). O vereador disse não entender o motivo da “demora” para o conserto da iluminação do local, após o furto de fios, colocando a população em risco.

Unidades de Saúde I
O vereador Professor Euler (PSD) pediu informações à Prefeitura sobre a quantidade de unidades de saúde que existem em Curitiba, quantas tiveram suas atividades suspensas desde março até agora, quais foram, por qual razão estas unidades estão fechadas – tendo em vista o período de calamidade pública por causa do novo coronavírus – e qual a previsão de retorno do funcionamento destas unidades (062.00262.2020). *

Unidades de Saúde II
A vereadora Maria Leticia (PV) questiona a Prefeitura e a Secretaria Municipal da Saúde sobre quais as unidades foram fechadas, por qual razão, se há previsão de reabertura, se há previsão para fechamento definitivo de mais unidades e, se sim, quais, por quais razões haverá esse fechamento definitivo e para onde serão remanejados os profissionais dessas unidades (062.00263.2020). *

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira
Revisão: Claudia Krüger


Texto:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.