back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 05 de junho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 21/05/2020 - 10:43:59

Notas da sessão plenária
de 20 de maio – 2ª edição

Regularização
O vereador Toninho da Farmácia (DEM) voltou a agradecer ao Executivo pela sanção da lei municipal das edificações de áreas consolidadas e não regulamentadas. Ele frisou que luta por esta causa há sete anos e que contou com o apoio de outros parlamentares, como de Zezinho Sabará (DEM), coautor da lei. “Não posso ter a arrogância em dizer que o projeto é meu simplesmente. Nós trabalhamos em conjunto”, disse. “As mesmas demandas que eu recebo ele também recebe. Somos parceiros, amigos e trabalhamos juntos.”

Cobranças
O papel do vereador foi destacado por Zezinho Sabará (DEM) durante fala no pequeno expediente. Segundo ele, que se considerou um “pouco crítico” às vezes, é necessário fazer cobranças por intervenções pela população, mas que isso faz parte da atividade parlamentar. Zezinho inclusive disse que já cobrou muito o governo municipal, estadual e federal por obras no Contorno Sul e que já foram destinados R$ 300 milhões para a rodovia, mas que as obras ainda não teriam iniciado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Obras
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi chamado por Oscalino do Povo (PP) de “maestro” da capital devido ao trabalho juntos aos secretários municipais, aos quais classificou como “atores”. O vereador agradeceu nominalmente o trabalho desempenhado por José Lupion, Rodrigo Rodrigues, Marcelo Ferraro, Tony Malheiros, Augusto Meyer, Marilza Dias e Luiz Fernando Jamur.

Governo
Rogério Campos (PSD) e Oscalino do Povo (PP) elogiaram o governador do Paraná, Ratinho Junior. O primeiro ressaltou obras de revitalização na PR-317, entre Maringá e Iguaraçu. Já Oscalino exaltou a ampliação da segunda pista em frente à cidade de Siqueira Campos, numa extensão de quatro quilômetros. Em aparte, Mauro Ignácio (DEM) afirmou que o governador tem sido “parceiro” da Prefeitura de Curitiba. Segundo Jairo Marcelino (PSD), é importante que os vereadores destaquem as obras feitas pelo governador.

Alimentação
A garantia do fornecimento de máscaras e luvas aos servidores que efetuam a entrega dos kits de alimentação e atividades escolares, aos alunos da rede municipal de ensino, foi requisitada pela vereadora Professora Josete (PT). Ela pediu que um ofício fosse encaminhado pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo, da Câmara de Curitiba, à Secretaria Municipal da Educação (SME), compromisso que foi assumido pelo presidente do colegiado, Geovane Fernandes (Patriota).

Carta
Outro pedido de Professora Josete (PT) foi para que a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, presidida por Oscalino do Povo (PP), avalie a carta recebida pelos vereadores e assinada por diversas entidades com atuação na capital, que propõem um plano emergencial de assistência social para Curitiba. “Os vereadores já tiveram a oportunidade de ler este documento, muito bem construído. Precisamos dar a atenção devida pela relevância. Aqui tem uma proposta para enfrentamento à pandemia”, pontuou.

Enfermagem
No dia 20 de maio é comemorado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A data foi ressaltada pelo vereador Bruno Pessuti (Pode). “São pessoas importantíssimas e têm auxiliado muito no combate à pandemia”, frisou. Embora considere que Curitiba esteja em uma situação equilibrada quanto à pandemia da covid-19, Pessuti considerou necessário que a Guarda Municipal, Polícia Militar e Exército orientem a população sobre a importância de medidas preventivas, como o uso de máscaras nos locais públicos.



Texto:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.