back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de janeiro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/04/2006 - 19:44:45

Tribuna Livre aborda ciência e tecnologia curitibana

  • “O Lactec realiza milhares de sonhos com a brilhante atuação no país”, disse André Passos. (Foto – Andressa Katriny)
  • Beal afirmou que o objetivo da visita é que o órgão se torne mais conhecido em Curitiba. (Foto – Andressa Katriny)
  • Mário José comentou sobre a atuação e desempenho do Lactec e enfatizou que é um instituto sem fins lucrativos. (Foto – Andressa Katriny)
  • O vereador Paulo Salamuni (PV) parabenizou o trabalho e a representação do Lactec no país. (Foto – Andressa Katriny)
  • Roberto Hinça questionou sobre os gases no aterro da Caximba e o possível reaproveitamento para a sociedade. (Foto – Andressa Katriny)
  • “A sociedade precisa conhecer o Lactec e o trabalho maravilhoso de tecnologia de ponta que presta”, disse Paulo Frote (PSDB). (Foto – Andressa Katriny)
  • O vereador Mário Celso Cunha destacou que o instituto é motivo de satisfação e referência internacional pela infra-estrutura. (Foto – Andressa Katriny)
A Câmara Municipal de Curitiba realizou, nesta quarta-feira (12), tribuna livre com a presença de representantes do Lactec, Instituto Tecnológico para o Desenvolvimento, engenheiro Aldino Beal, Ivo Barnd e Mário José Dallavalli. O convite partiu dos vereadores André Passos e Roseli Isidoro, ambos do PT.
O Lactec é um dos maiores e mais completos institutos de pesquisa e tecnologia do Brasil, sendo destaque pelo desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de soluções tecnológicas, contribuindo para o progresso científico, econômico e social do país.
Os produtos do Lactec são mais competitivos em virtude da qualidade e exclusividade dos serviços e, principalmente, em função da qualificação do corpo técnico. É uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, e possui a qualificação de Oscip, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
No discurso de abertura, André Passos comentou sobre a importância do Lactec em relação à sociedade. “Este instituto dá voz às organizações sociais, aos setores organizados, agregando valores e unindo forças. Sem esquecer que é referência na América Latina em aliar empresas estatais com a sociedade civil”, explicou o vereador.
O diretor superintendente do Lactec, engenheiro Aldino Beal, destacou a relevância do instituto de pesquisa, que é um dos maiores e mais conhecidos do Brasil. Para ele, o objetivo da vinda à Câmara de Curitiba é a divulgação municipal do instituto, que é muito conhecido fora da cidade. “Nossos serviços proporcionam melhor qualidade de vida para a população, e têm grande valor científico e tecnológico para o estado. Poucos conhecem o Lactec em Curitiba; porém, no país, é muito representativo pelos serviços prestados”, explicou Beal.
O professor Mário José Dallavalli ressaltou as linhas de pesquisa, atuação e produção já executada pelo Lactec. “Não podemos esquecer que somos uma instituição auto-sustentável e apresentamos resultados de interesse público e empresarial”, enfatizou ele.
O vereador Roberto Hinça (PDT), assim como diversos vereadores, cumprimentou a atuação do instituto, e questionou se há estudos sobre os gases que se formam com o depósito de lixo no aterro da Caximba, em Curitiba, e se é possível o reaproveitamento do mesmo. Já o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), lembrou que o Lactec tem um dos laboratórios mais atualizados  e modernos da América Latina, além de conceder bolsas de estudo e atuar na profissionalização no setor de enfermagem, atendendo mais de 100 municípios.
Para finalizar, Aldino Beal comentou sobre a necessidade que o instituto tem de apoio na divulgação e nos investimentos, pelo importante trabalho que faz, proporcionando benefícios à sociedade paranaense.
Atuação
O Lactec atua nos setores de energia, indústrias automotivas, eletroeletrônicas, órgãos governamentais e mercado e cooperação internacional.
Números
A instituição possui mais de 400 empresas como clientes, cinco associados (Associação Comercial do Paraná, Copel, Fiep, instituto de Engenharia do Paraná e UFPR); 47 anos de existência, mais de 500 profissionais especialistas e 20 mil m2 de área construída em Curitiba.



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Anexos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.