back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 27/02/2007 - 16:48:15

Fim do Cine Plaza é registrado na Câmara

O fim de um dos mais tradicionais cinemas do centro de Curitiba, o Cine Plaza, foi motivo de pronunciamento na Câmara Municipal de Curitiba. O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) lamentou que o prédio de 996 metros quadrados, situado em plena Praça Osório, esteja prestes a ser vendido pelo atual proprietário, a Associação de Servidores Públicos do Paraná. “Depois de uma existência de quase 50 anos, servindo à diversão de milhões de pessoas, o centro perde o seu último cinema comercial e, com ele, um dos ícones da cidade”, destacou.
O vereador lembrou que na década de 40 o então imóvel da Sociedade Thalia foi vendido para a Associação dos Funcionários Públicos do Paraná, que, com um empréstimo do Banco do Estado do Paraná, inaugurou, em 1962, o Plaza. “Por duas gerações, o cinema foi ponto de encontro dos curitibanos, que faziam filas enormes para assistir aos grandes clássicos aos finais de semana”, acrescentou.
Segundo Mario Celso, o surgimento dos cinemas nos shoppings foi o responsável pelo fim não apenas do Plaza, mas de outros cinemas tradicionais da região, como o Glória, o Arlequim, o Palácio, o Avenida, o Condor e, mais recentemente, o Astor. "O aumento da violência nas ruas e a comodidade dos novos templos de consumo foram acabando com os cinemas do centro, situação que também penaliza até hoje o comércio”, explicou.
Nos últimos anos, o Plaza entrou em decadência e a ASPP recorreu à Justiça para reaver o imóvel que estava cedido à uma distribuidora de filmes, o que acabou por ocorrer em 1998. Depois, houve um novo problema entre a ASPP e a gerência do estabelecimento, com o caso voltando à Justiça e a celebração de um acordo.
“Agora, o velho Plaza vai freqüentar as colunas de classificados de imóveis dos jornais, levando com ele parte da história de muitos curitibanos, que ali se encantaram com a sétima arte, fizeram amigos e iniciaram histórias de amor. O progresso leva, com ele, um pedaço de nossa história”, lamentou o líder do prefeito na Câmara.



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Anexos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.