back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 29/06/2007 - 19:35:44

Médico recebe cidadania honorária de Curitiba

  • A sessão foi presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da Casa. (Foto - Irene Roiko)
  • “Esta Casa de Leis tem distinguido figuras notáveis de inegável contribuição ao aperfeiçoamento profissional de todas as áreas em que atuam na nossa comunidade”, ressaltou Nely Almeida. (Foto - Irene Roiko)
  • O vereadores Tito Zeglin e Nely Almeida com o doutor Francisco Diniz Affonso da Costa, no momento da entrega do título. (Foto - Irene Roiko)
  • Ao agradecer o título, Affonso da Costa fez um relato de sua vida, desde o início de sua carreira profissional. (Foto - Irene Roiko)
  • Médicos, familiares e amigos vieram ao Legislativo municipal homenagear Francisco Diniz Affonso da Costa. (Foto - Irene Roiko)
A Câmara Municipal entregou, nesta quinta-feira (28), o título de cidadão honorário de Curitiba ao médico Francisco Diniz Affonso da Costa, por iniciativa da vereadora Nely Almeida (PSDB). A solenidade aconteceu no plenário do Palácio Rio Branco, com início às 20h.
A sessão, presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da Casa, contou com a presença de diversas autoridades, médicos, familiares e amigos do homenageado. “Esta Casa de Leis tem distinguido figuras notáveis de inegável contribuição ao aperfeiçoamento profissional de todas as áreas em que atuam na nossa comunidade”, disse Nely Almeida, na saudação oficial.
Na tribuna, a parlamentar discorreu sobre o extenso currículo do médico, citando alguns prêmios acumulados na carreira de Affonso da Costa. “Tem sido vasta sua produção científica tecnológica, com presença marcante em congressos e artigos publicados em revistas e periódicos nacionais e internacionais”, informou.  
Segundo o homenageado, o segredo de uma carreira bem sucedida “é trabalhar em instituições prósperas com uma equipe de profissionais amigos, solidários e competentes”, afirmou. Ao falar do início de sua carreira na Santa Casa de Misericórdia, disse que a relação médico-paciente era muito mais afetuosa e prazerosa que atualmente. Além disso, havia cumplicidade mútua no relacionamento. “Para diagnosticar e tratar um paciente, era necessário conversar e sentir, ao invés de simplesmente confiar em dados numéricos que, muitas vezes, podem levar a diagnósticos errados”, disse.
Affonso da Costa lembrou do tempo de estudante, quando o médico Félix do Rego Almeida, falecido marido de Nely Almeida, ensinou princípios básicos de cirurgia. “Com ele aprendi a ser objetivo e decidido durante as operações, e também, como conduzir e estimular médicos assistentes mais jovens para o ótimo desempenho da equipe”.



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Anexos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.