back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de junho de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 26/09/2007 - 17:01:20

Projeto prevê faixa especial para ciclistas

O Código de Trânsito Brasileiro prevê o planejamento, projeção, regulamentação e operação do trânsito de veículos, de pedestres e animais e promoção do desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas pelos municípios. Baseado no documento, o vereador Zé Maria (PPS) propõe a criação de ciclofaixas. “As faixas deverão ser pintadas no asfalto, com tinta fosforescente ao lado direito da via, com pontilhado de um metro de largura e sinalização indicando a preferência dos ciclistas”, argumenta. O instrumento será proibido em vias rápidas.
Segundo o parlamentar, “a cidade está na marca de 1 milhão de carros e está cada vez mais difícil transitar. A ciclofaixa ou faixa ciclável é um espaço destinado preferencialmente à circulação de ciclistas. Esses espaços, em geral, usam uma faixa das ruas, geralmente no mesmo sentido de direção dos veículos e, na maioria das vezes, ao lado direito da mão única”.
Direitos
Zé Maria destaca que “a ciclofaixa é um ‘lembrete’ aos motoristas que se esquecem que a circulação de bicicleta está prevista no Código de Trânsito e o ciclista tem diretos também. No documento está prevista a circulação de ciclistas, quando não existir ciclovias, ciclofaixa ou acostamento, nos bordos das pistas, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a rua, com preferência sobre os veículos automotores”, diz.
Para o vereador, esta é uma forma simples e eficaz de reduzir os acidentes e aumentar a segurança dos ciclistas ao compartilharem o mesmo espaço com os carros. “Projetos semelhantes já foram implantados em outras cidades, reduzindo consideravelmente os índices de acidentes”, avalia.
No projeto, em apreciação na Câmara de Curitiba, nas ciclofaixas serão proibidos os estacionamentos e qualquer obstrução ao trânsito e conduta de ciclista que coloquem em risco a segurança de outros cidadãos. O infrator será punido com advertência oral ou escrita, remoção ou apreensão da bicicleta. “A penalidade será graduada conforme a natureza e a gravidade da infração e de suas conseqüências nos termos do regulamento a ser adotado pela Prefeitura”, conclui.



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Anexos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.