Pontes e viadutos.png

Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos

Instalada em novembro de 2019, a comissão, formada por nove vereadores, teve o objetivo de prevenir acidentes e tragédias envolvendo pontes e viadutos, como os registrados em outras cidades brasileiras, geralmente por falta de manutenção.

O relatório final foi apresentado no dia 16/12/2020 pelo então vereador Bruno Pessuti, que foi o relator do colegiado. O documento (leia aqui na íntegra) sugere à Prefeitura de Curitiba, dentre outros encaminhamentos, a realização de reparos no viaduto da rua João Negrão, conhecido como Ponte Preta.

Outro apontamento do relatório final, que foi encaminhado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), é a criação de um departamento ou comissão no Poder Executivo, para o monitoramento periódico das pontes e viadutos da cidade.

Um dos destaques da comissão foi a realização do  concurso Talento Urbanístico Jovem, com a sugestão de projetos definitivos para a ponte de acesso ao Parque Tingui, na rua Dário Garcia, um dos locais vistoriados pelos parlamentares. A competição foi vencida pela equipe Ekobé, formada por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Clique aqui para saber mais sobre os projetos que participaram do concurso e confira logo abaixo outras informações sobre os projetos avaliados.

“Atingimos nosso objetivo de verificar essas pontes e viadutos e evitar um acidente como outras cidades tiveram”, afirmou o então relator. De acordo com ofício do Ippuc (veja aqui), a cidade possui 60 viadutos, 46 trincheiras, 318 pontes, 68 passarelas, 217 acessos e 204 pinguelas (ponte rústica de madeira, sem proteção lateral).

CONFIRA FOTOS E VÍDEOS DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PONTES E VIADUTOS

29/11/2019 - Comissão Especial de Pontes e Viadutos

Concurso Talento Urbanístico Jovem

Relembre os projetos das equipes participantes:

Carcará
Ekobé
Equipe DH
GMG
Locomotiva
Pinhão
Studioframe

Confira no vídeo abaixo como foi a apresentação das propostas perante a Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos.