Banner - galeria de vereadoras_Prancheta 1.png

A GALERIA


O início da vida política no universo feminino durante a República do Brasil foi na década de 1930, quando conquistaram, com o Código Eleitoral de 1932, o direito de ir às urnas, e já em 1933, as curitibanas puderam votar. A Galeria Vereadoras na Política de Curitiba foi inaugurada na Câmara Municipal de Curitiba em 2014 com o objetivo de resgatar um pouco da história das mulheres que trabalharam pelo desenvolvimento da cidade e de incentivar um engajamento político cada vez mais forte e eficiente das cidadãs que vivem na capital paranaense. Em 2018, esse espaço foi revitalizado e lançado também em ambiente virtual

A galeria dá destaque para as duas vereadoras pioneiras, ambas professoras. A CMC foi fundada em 1693, mas a história das mulheres na Casa começou em 1947, quando Maria Olympia Carneiro Mochel, aos 21 anos de idade, foi eleita de forma direta a primeira vereadora da capital. Treze anos depois, em 1960, Maria Clara Brandão Tesserolli foi a segunda mulher a conquistar uma cadeira no Legislativo curitibano. A partir daí, as mulheres foram eleitas cada vez mais em maior número.

Até hoje, 24 vereadoras ocuparam a tribuna desta Casa. Na atual legislatura (2021/2024), temos a maior representação feminina da história: das 38 cadeiras do Legislativo, 8 são ocupadas por mulheres, número que representa 21% do colegiado.

Na galeria, você confere as biografias e as fotos das vereadoras que já deixaram seu legado por aqui e das que estão em plena atividade parlamentar na Câmara de Curitiba. Foram os esforços de todas elas que garantiram muitos dos avanços da nossa cidade. Esta é uma forma de homenagear não apenas as vereadoras dessa Casa, mas todas as mulheres que buscam conquistar seu espaço. O trabalho de todas é imprescindível para o fortalecimento da política e da democracia.

EX-VEREADORAS

BIOGRAFIAS (em ordem cronológica)

VEREADORAS ATUAIS