Mês da mulher: vereadora mais nova de Curitiba foi eleita aos 21 anos

por Fernanda Foggiato publicado 22/04/2020 00h20, última modificação 11/04/2022 13h19
Colaboradores: claudia.krüger
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.

Primeira vereadora da cidade e primeira mulher eleita à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a professora Maria Olympia Carneiro Mochel é até hoje a parlamentar mais nova a ocupar uma das cadeiras do Legislativo da capital. Ela tinha apenas 21 anos nas eleições e na posse, ocorridas nos dias 15 de novembro e 19 de dezembro de 1947, respectivamente. 


A segunda vereadora mais nova de Curitiba, das 24 que já passaram pela Casa, foi a advogada Marlene Zannin. Terceira parlamentar mulher da Câmara Municipal, ela foi eleita em 15 de novembro de 1982, aos 27 anos de idade, para a nona legislatura da Casa.

Depois de Marlene, a vereadora de Curitiba mais nova ao ser eleita foi Renata Bueno, em 2008, para a 15ª legislatura. A também advogada tinha 28 anos no pleito, em outubro daquele ano. Ao tomar posse, em 1º de janeiro de 2009, ela já havia completado 29 anos de idade.

Dia Internacional da Mulher
No mês da mulher, a Câmara de Curitiba resgata um pouco da trajetória das mulheres na política. No dia 8 de março, elas mandaram um recado contra o feminicídio nas redes sociais. Em 2018, foi reinaugurada a Galeria de Vereadoras no hall de entrada do auditório da Câmara Municipal, um espaço que conta a um pouco da vida pública de cada mulher que passou pelo Legislativo, desde a primeira vereadora. Esse trabalho pode ser conferido pessoalmente ou no hotsite Vereadoras na Política de Curitiba.