Jane Rodrigues

12ª Legislatura (1999-2000)

08-JaneRodrigues.jpg

Natural de Caçador (SC), Jane Rodrigues nasceu em 5 de março de 1952, filha de Nicolau Kingerski e Maria Augusta Kingerski. Professora, casou-se com Newton Rodrigues, com quem teve quatro filhos: Luciana, Flávia, Rodolfo e Rodrigo.

Em 1999, assumiu como suplente uma cadeira da Câmara de Curitiba, onde fez parte da Comissão de Educação, Cultura e Turismo e participou do processo de implantação das guias rebaixadas na cidade, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Propôs a criação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), que seria subordinada ao prefeito e reuniria representantes do Executivo e da sociedade civil, mas o projeto foi rejeitado pelo plenário.

Além do mandato, dedicou a vida às pessoas com deficiência. Voluntária da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) por 23 anos, Jane foi eleita presidente da entidade em 1989 e reeleita três vezes para o cargo, no qual fundou a Escola Terapêutica Vivenda e o Centro do Complexo de Santa Felicidade. Participou ativamente da fundação do Conselho Comunitário da Pessoa Portadora de Deficiência, foi autora de projeto para abrigos a órfãos com deficiência mental e participou da criação do Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente (CRAID). Em 1997, foi assessora especial da pessoa portadora de deficiência.

Depois do mandato de vereadora, a professora integrou o Conselho Estadual de Saúde, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal de Assistência Social. Atualmente Jane Rodrigues está aposentada.

*Informações atualizadas em março de 2018.