Katia Dittrich (Solidariedade)

 17ª legislatura (2017-2020)

Katia Dittrich ex-vereadora.jpg

Katia Dittrich nasceu na cidade de São Paulo (SP) em 03 de maio de 1969. Adotou Curitiba na década de 1980 como sua cidade de coração. Formada em Odontologia pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica) em 1992, é casada, sem filhos. Sua formação na área da saúde a fez atenta à questão da saúde pública e despertou nela o interesse por questões da coletividade. Tornou-se conhecida em todo o Brasil por sua forte atuação em defesa dos animais de rua. 

Esteve à frente de movimentos e ações da causa animal e, consciente da necessidade de novas políticas públicas para a proteção animal e por causa de sua luta assumiu o nome que seus amigos e pessoas envolvidas com a causa lhe conferiram, "Katia dos Animais de Rua". 

Após somar experiência com passagem pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e também na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), trabalhando junto à Delegacia de Proteção do Meio Ambiente com foco na fiscalização de casos de maus tratos e abandono de animais, ela ampliou sua atuação como representante pública.

Com o nome de urna “Katia dos Animais de Rua”, ela foi eleita vereadora de Curitiba em 2016 com 4.088 votos pelo SD (Solidariedade). No Parlamento, foi presidente da Comissão do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos (2019), colegiado no qual foi integrante nos quatro anos de mandato. Também integrou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2017. 

As principais leis aprovadas de iniciativa de Katia Dittrich são a que regulamenta os serviços de day care e hospedagem para animais (lei municipal 15.670/2020); a que trata do incentivo à adoção responsável de animais (lei 15.704/2020); e a que atualizou a Lei de Maus-Tratos dos Animais, elencando 24 ações ou omissões como maus-tratos, dentre elas, deixar o bichinho de estimação solto em vias e logradouros públicos (lei 15.733/2020). 

Atualmente, Katia Dittrich se dedica ao voluntariado na área de proteção animal e é empreendedora social. Também atua na ONG Somos Amigos dos Animais.

*Informações atualizadas em maio de 2021.