Maria Goretti

15ª legislatura (2012)

15-MariaGoretti.jpg

Filha de José Lopes de Paula e Alzira David Lopes, Maria Goretti David Lopes nasceu em Londrina (PR), em 28 de dezembro de 1960. Casada com Amauri Escudero Martins, tem dois filhos: Augusto e Leonardo. Enfermeira, é especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde e servidora da Secretaria da Saúde do Paraná, da qual já foi chefe de gabinete.

Ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba, como suplente do PSDB, de julho a dezembro de 2012. Foi responsável pela emenda que incluiu um artigo na lei do potencial construtivo do estádio Joaquim Américo (lei municipal 14.219/2012), para a reforma do espaço para a Copa do Mundo de 2014, para que as empresas beneficiadas com as cotas aplicassem 2% do benefício em programas da prefeitura nas áreas de saúde, esporte, cultura ou ciência. Também foi autora de uma proposição aprovada em plenário, mas vetada pela Prefeitura de Curitiba, que previa acompanhamento multidisciplinar aos autores de violência doméstica.

Em 1998, integrou a delegação do Brasil à Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça. Presidiu o Conselho Estadual de Saúde do Paraná e participou do Conselho Nacional de Saúde. Militante do Movimento de Mulheres, fundou a ONG Espaço Mulher; participou da coordenação do Comitê Multipartidário de Mulheres e é filiada à Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Contribuiu na organização dos programas Saúde da Família, Mãe Curitibana, DST/Aids, Alfabetizando com Saúde, dentre outros, quando foi cedida pelo Governo do Estado à Prefeitura de Curitiba. Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), presidiu o Centro Acadêmico Anna Néri, do curso de Enfermagem.

Também presidiu o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Paraná (1989-1991) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), por duas gestões (1995-1998 e 2007-2010). Da Federação Pan-Americana de Profissionais de Enfermagem, foi secretária-geral (2000-2002).

*Informações atualizadas em março de 2018.