Roseli Isidoro

 13ª (2003-2004) e 14ª (2005-2008) legislaturas

12-RoseliIsidoro.jpg

Curitibana, filha de Wilson Jacinto Nunes Ferreira e Vera Maria Ferreira, Roseli Isidoro nasceu no dia 19 de setembro de 1962. Casada com Célio Isidoro, é mãe de Paulo Henrique, Sara e Faiçol. Servidora pública aposentada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciou a vida política no movimento sindical.

Foi vereadora de 2003 a 2008. Na Câmara Municipal de Curitiba, trabalhou pela defesa dos interesses populares, dos movimentos sociais e pela priorização orçamentária das políticas públicas de saúde e de educação, com a articulação de emendas coletivas para essas áreas. Presidiu por duas vezes a Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação; integrou o colegiado especial para revisão da Lei Orgânica do Município; foi relatora da revisão do Plano Diretor; e propôs, dentre outras matérias, o projeto de lei para a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária.

Roseli também foi autora, por exemplo, da lei que criou o Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (lei municipal 11.682/2006); da norma que proíbe a venda de combustíveis por redes varejistas e supermercados (lei 12.173/2007); e da proibição da venda de rifas e cartelas de bingo por alunos das escolas municipais (lei municipal 12.243/2007).

Antes da atuação como vereadora, participou da fundação e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest-PR). Foi representante reeleita dos servidores em conselhos superiores da UFPR e pró-reitora de Recursos Humanos da instituição.

Roseli Isidoro já presidiu o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente filiada ao PDT, respondeu, de 2013 a 2016, pela Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher, extinta pela atual gestão. Aposentada da UFPR há dois anos, onde era técnica administrativa, hoje integra o comitê Mulheres na Política, do núcleo paranaense do movimento Mulheres do Brasil. Também ministra palestras contra a violência de gênero.

*Informações atualizadas em março de 2018.