O que é o Nossa Memória

por Marcio Silva publicado 29/04/2020 17h45, última modificação 21/08/2020 23h15

Em 2009, a Diretoria de Comunicação iniciou um trabalho de resgate da história de Curitiba, que se entrelaça de forma indissociável à da Câmara Municipal, pois ambas foram oficialmente fundadas em 1693 e, no início, uma dependeu de outra.

Os documentos que a instituição guarda até hoje são fragmentos de acontecimentos reais na cidade e no Paraná.

O vasto conteúdo passou a ser minuciosamente vasculhado para formar um banco de dados chamado "Aconteceu". Posteriormente, este trabalho passou a dar suporte para contar algumas histórias sobre a capital paranaense. Outras foram pesquisadas em livros, jornais e materiais acadêmicos.

O desafio segue, pois há inúmeras delas ainda por contar.

Aqui no Nossa Memória você encontra o resultado destas pesquisas históricas, com destaque para as atividades do Poder Legislativo nos últimos séculos, recortes sobre a participação da mulher na política e acesso a documentos originais.

Um acervo para ser consultado por estudantes, pesquisadores e curiosos sobre o desenvolvimento da capital dos paranaenses.