“Com inovação e modernização do plenário, a Câmara não parou”, diz Sabino Picolo

por Filipi Oliveira — publicado 14/05/2020 13h29, última modificação 14/05/2020 13h29 Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.

Presidente da CMC, Sabino Picolo disse que o moderno sistema do plenário garantiu o funcionamento das sessões plenárias e reuniões de comissões nessa época de pandemia. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em pronunciamento durante a sessão plenária virtual desta quarta-feira (13), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM), destacou o trabalho implementado pela atual gestão de inovação e modernização da estrutura do Legislativo, principalmente, do plenário. Em agosto do ano passado, entrou em operação um novo sistema de transmissão ao vivo das atividades realizadas no Palácio Rio Branco, com a implantação de um telão maior e novas câmeras para a reprodução das imagens em alta definição (full HD).

O novo sistema garantiu, segundo Picolo, o funcionamento das sessões plenárias e reuniões de comissões nessa época de pandemia. Do dia 16 de março, quando foi realizado último encontro presencial, até hoje, foram realizadas 40 reuniões deliberativas, sendo 18 sessões plenárias, em que foram aprovados 33 projetos de lei, e 22 reuniões de comissões, em que foram analisadas e debatidas 95 propostas de lei.

“Tudo isso aconteceu graças à modernização, inovação, que a Mesa Diretiva da Câmara de Curitiba, também comandada por Colpani e Professor Euler, implementou com novo painel, som e imagem. Essas votações são referências no país. Temos recebido diversas ligações de câmaras municipais do Paraná e também de outros estados do Brasil”, disse Picolo, citando o primeiro e o segundo secretários, que junto com o presidente, compõem a Comissão Executiva da CMC.

O presidente agradeceu o trabalho do diretor geral, Daniel Dallagnol, da chefe de gabinete da presidência, Waleria de Oliveira Maida, da Procuradoria Jurídica, os servidores Jussana Marques, Izabela Marchiorato, Fernanda Faversani Macedo e Charles Poier “que têm dado toda atenção e todas as condições para que as sessões plenárias e reuniões das comissões aconteçam”, dos diretores de Comunicação, Filipi Oliveira, e Cerimonial, Fernando Lima, e de suas equipes.

Sabino Picolo garantiu que serão mantidas as medidas de modernização e de inovação. “Dentro de 20 dias, a empresa vencedora [de licitação] vai instalar um sistema de votação, de tal forma que os vereadores vão poder votar por biometria. Vamos eliminar aquele problema de um vereador, sem querer, votar no teclado de outro”, revelou. “Tudo o que for de inovação, de tecnologia, [poderemos implementar] de tal forma que um vereador, desde que o nosso regimento permita, possa, mesmo em viagem, participar da sessão ou de votação”, cogitou.

Sabino Picolo agradeceu todos os vereadores, que têm participado ativamente das sessões plenárias – quase todas com quórum completo e a maioria com o tempo regimental prorrogado para conclusão dos debates e das votações em pauta. Ele também parabenizou os parlamentares que presidem as comissões permanentes “que estão realizando as reuniões virtuais, e os projetos estão chegando para serem votados em plenário” e ressaltou o trabalho de todos os diretores e servidores do Legislativo.

“Os nossos funcionários estão trabalhando, seja em home office, seja presencial, e ninguém teve problema de contaminação, graças a Deus, se cuidando, trabalhando com cuidado, com distanciamento”, disse. Ainda sobre os cuidados com a saúde, Picolo destacou que a médica da CMC Rejane Felini está “sempre presente com sua equipe, tirando a temperatura, medindo a pressão e a oxigenação do sangue” de vereadores e servidores que estão trabalhando presencialmente.

“A Câmara não parou. Fomos eleitos para representar o povo de Curitiba, em todas as situações, seja na alegria, na dor, numa pandemia igual a essa, seja em dias de chuvas demais ou seca como acontece hoje aqui. Somos os legítimos representantes do povo de Curitiba e temos que estar presentes”, complementou.

Sabino Picolo informou também que a gestão dá continuidade ao plano de reformas e manutenção dos prédios da Câmara: “Dentro de poucos dias teremos a manutenção e reforma do Anexo 3. A pintura será antipichação para acabar com a pichação no nosso prédio do estacionamento. E estão previstas reforma e manutenção do prédio em L entre os anexos”.