Câmara amplia medidas de prevenção ao coronavírus

por Marcio Alves da Silva — publicado 07/07/2020 14h10, última modificação 26/08/2020 01h35
Câmara amplia medidas de prevenção ao coronavírus

Da esquerda para a direita: Ubiratan da Silva, presidente do Sindicâmara; Fernando Portas, presidente da ASCMC; vereador Sabino Picolo; Luciano Fracaro, Andrea Lis e David Novloski, do Grupo Suda. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta terça-feira (7), a doação de seis totens de álcool em gel com acionamento via pedal, que vão reforçar as diversas medidas implementadas pela instituição para evitar o contágio da Covid-19. Os equipamentos foram repassados pelo Grupo Suda, que atua na área de seguros, e serão instalados nas portarias e locais de circulação de pessoas, como nos corredores de acesso ao plenário do Palácio Rio Branco.

Os totens foram recebidos pelo presidente Sabino Picolo (DEM), que avaliou a utilização dos dispositivos como um reforço a todos os cuidados que já estão sendo adotados e estão formalizados na Portaria 104/2020. “A Câmara não parou e não pode parar, pois somos representantes do povo, que precisa desse atendimento. Continuamos a trabalhar, mantendo as recomendações, como uso de máscara e higienização das mãos”. O presidente classificou a doação como um gesto de “preocupação com a vida, de ajuda ao próximo, que vai auxiliar na preservação da saúde”.

A doação foi intermediada pela Associação de Servidores (ASCMC) e o Sindicato dos Servidores (Sindicâmara) da Câmara Municipal de Curitiba, com o apoio da Mesa Diretora e da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, presidida por Dr. Wolmir (Republicanos). Outra ação com o mesmo sentido foi realizada ainda no mês de março, quando foram doados kits de prevenção, com máscaras reutilizáveis e álcool líquido, para vereadores, servidores e colaboradores terceirizados que continuaram a trabalhar no Legislativo, desempenhando serviços essenciais.

O presidente da ASCMC e servidor da Casa, Fernando Portas, destacou que os totens vão facilitar a higienização das mãos e que são mais seguros, pois evitam o contato manual. Ele explicou que a cessão foi uma contrapartida social da SudaSeg Seguradora, que firmou convênio com a entidade e vai fornecer seguro de vida em grupo, além de outros serviços, aos cerca de 350 associados, entre servidores ativos e aposentados do Legislativo. “A Câmara tem trabalhado com o princípio da economicidade, de fazer mais, com menos e melhor, então essa medida vem nesse sentido”, completou Portas.

Ainda segundo o presidente da associação, a adesão ao seguro será facultativa e vantajosa aos associados. “Muitos ainda têm a cultura de que não vão se beneficiar, mas precisamos pensar em nossos familiares, ainda mais neste momento”, ponderou. O diretor-comercial da empresa, David Novloski salientou que a seguradora optou por incluir em suas coberturas a Covid-19, “mesmo que o mercado regulador diga que a pandemia não tem cobertura”, e já indenizou um cliente no estado do Pará.

O diretor ressaltou que a empresa possui 30 anos de atuação no mercado e presta serviços em todo o território nacional. “Vamos trabalhar com a cultura de prevenção e participar junto aos colaboradores da Câmara, para que tenham total conhecimento de quais são as coberturas disponíveis em cada produto, com muita transparência”. David Novloski disse, ainda, que a doação é uma atitude de responsabilidade social da companhia, para disseminar a ideia da prevenção e impedir a propagação do vírus.

Também participaram do ato o presidente do Sindicâmara, Ubiratan da Silva; o presidente do grupo Suda, Luciano Fracaro; e a gerente de vendas Andrea Lis.