Câmara promoverá reunião pública virtual para debater crise hídrica

por Claudia Krüger — publicado 14/05/2020 13h32, última modificação 14/05/2020 13h32 Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
Câmara promoverá reunião pública virtual para debater crise hídrica

Comissão de Meio Ambiente propõe reunião pública virtual sobre estiagem. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

A situação hídrica crítica pela qual passa o estado do Paraná nos últimos meses, especialmente o racionamento de água na capital paranaense, deve ser debatida em reunião pública nas próximas semanas, conforme informou Bruno Pessuti (Pode), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Curitiba. Ele propôs um debate virtual sobre o tema em reunião remota do colegiado nesta quarta-feira (13).

De acordo com Pessuti, devem ser convidados para esta discussão representantes do Instituto das Águas do Paraná, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), além de integrantes do meio acadêmico. Também serão convidados prefeitos e vereadores de municípios da região metropolitana, onde ficam os mananciais que abastecem Curitiba, já que a cidade não dispõe de reservas próprias de água.

“Temos alertado muito sobre a situação da estiagem. É importante fazer uma reunião pública para tratar dos mananciais, para evitar que o desabastecimento volte a acontecer”, pontuou Pessuti. O debate foi apoiado pelo colegiado. “A tendência é complicar a vida de todo mundo”, acrescentou Marcos Vieira (PDT). A ideia é que esta reunião aconteça na última semana de maio.

Vista
A vereadora Katia Dittrich (Solidariedade) pediu vista à única proposição que constava na pauta do colegiado, a iniciativa do Executivo que pretende modernizar a legislação vigente que trata dos maus-tratos aos animais (13.908/2011). As mudanças extinguem as leis anteriores sobre o tema e atualizam as normas aos “princípios éticos e de bem-estar animal (005.00226.2019). A proposição recebeu ainda substitutivo geral (031.00008.2020) do vereador Dalton Borba (PDT).

A Comissão de Meio Ambiente é formada pelos vereadores Bruno Pessuti (Pode), presidente, Marcos Vieira (PDT), vice, Fabiane Rosa (PSD), Geovane Fernandes (Patriota) e Katia Dittrich (Solidariedade).