CMC tem audiência pública sobre trabalho da enfermagem contra pandemia

por Fernanda Foggiatto | Revisão Pedritta Marihá Garcia — publicado 19/09/2020 12h20, última modificação 28/09/2020 16h41
Com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo, debate será no dia 24 de setembro, a partir das 14 horas.
CMC tem audiência pública sobre trabalho da enfermagem contra pandemia

Audiência pública virtual trará dados e desafios de profissionais da enfermagem no enfrentamento à pandemia. (Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima quinta-feira (24), a partir das 14 horas, audiência pública virtual para debater o atuação da enfermagem no enfrentamento à pandemia da covid-19. A proposta é apresentar dados, desafios e depoimentos dos profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2). A atividade poderá ser acompanhada, em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter.

“Temos números alarmantes no Paraná de casos notificados de covid-19 em profissionais de enfermagem”, alerta Dalton Borba (PDT), propositor da audiência pública (407.00008.2020). “É necessário se discutir as condições de trabalho, a valorização do trabalho desses profissionais, que na verdade foram os grandes protagonistas do enfrentamento da covid-19. Neste momento é necessário pensar em mecanismos para o desenvolvimento da plenitude desta importante função”, completa o vereador, autor de projeto de lei para instituir em Curitiba o Prêmio de Enfermagem Rosi Maria Koch (saiba mais).

A abertura da audiência pública ficará a cargo da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Simone Peruzzo. Também foram convidados para o debate os secretários municipal e estadual da Saúde, respectivamente Márcia Huçulak e Beto Preto, dentre outros representantes das pastas; a procuradora Margareth Matos de Carvalho, do Comitê de Inspeções Virtuais do Ministério Público do Trabalho; o procurador de Justiça Marco Antônio Teixeira, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública; sindicatos municipais e estaduais que representam os profissionais da enfermagem; vereadores e deputados.

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).