Com economia de R$ 207 milhões, Serginho do Posto faz balanço da gestão

por José Lazaro Jr. — publicado 19/12/2018 13h15, última modificação 28/08/2020 00h12
Com economia de R$ 207 milhões, Serginho do Posto faz balanço da gestão

“Tivemos diálogo e transparência”, afirmou Serginho do Posto. Ele agradeceu o apoio dos vereadores da Mesa Diretora, aos colegas da Executiva e aos funcionários. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Para o vereador Serginho do Posto (PSDB), que deixa a presidência da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no final de 2018, os dois anos em que esteve à frente do Legislativo foram marcados por austeridade na gestão, retomada das obras e modernização do Regimento Interno. Foram economizados R$ 207 milhões no período, os setores administrativos do Anexo IV foram remanejados para salas reformadas e os 19 partidos representados na CMC redigiram as regras atuais do processo legislativo. Ele apresentou um balanço da gestão nesta quarta-feira (19), ao final do qual foi aplaudido de pé por parlamentares e funcionários em plenário.

Leia também: Com 156 projetos aprovados, Câmara de Curitiba faz balanço legislativo de 2018

“Procurei fazer o meu papel, como presidente da Câmara”, disse Serginho. “Posso dizer de cara limpa à sociedade quais foram as nossas ações, certo de que vou dormir tranquilo nos próximos anos”, completou. Ele agradeceu o apoio da Comissão Executiva, órgão gestor da CMC, composta pelo presidente, pelo primeiro-secretário, Bruno Pessuti (PSD), e pelo segundo-secretário, Mauro Ignácio (PSB). Despedindo-se do cargo, Serginho agradeceu a todos os parlamentares, diretores e funcionários por terem lhe “suportado” e contribuído para os resultados alcançados.

“Redução orçamentária, racionalização das despesas, repactuação de contratos e novas licitações a preços mais baixos. Com isso, nós fomos, em 2017, proporcionalmente à previsão do orçamento, a Câmara Municipal mais econômica do Brasil entre as capitais. O dinheiro economizado foi devolvido à Prefeitura de Curitiba e revertido em obras e atendimento à população”, destacou Serginho do Posto (veja aqui e aqui). “Houve um esforço para que as coisas fossem assim. Várias mudanças administrativas que fizemos contaram com o apoio dos servidores desta Casa. É motivo de muito orgulho ter um quadro técnico tão qualificado quanto esse que a Câmara tem”, afirmou.

O presidente da CMC exibiu em plenário fotografias de 12 setores administrativos, entre eles os que foram realocados em decorrência da decisão de desocupar o Anexo IV, uma vez que havia alerta do Corpo de Bombeiros sobre a ausência de saída de emergência naquele prédio. Também a instalação do para-raios e das diversas adequações de segurança nos outros prédios do Legislativo. “Tudo que exigia o termo de ajuste de conduta assinado pela Mesa anterior [com os Bombeiros e com o Ministério Público do Paraná], nós cumprimos”, disse Serginho.

Também foi exibida a inauguração do Espaço de Convivência, da Diretoria de Apoio às Comissões, que ganhou sala multimídia e votação eletrônica dos pareceres às proposições, e a Galeria das Vereadoras. Estão em andamento uma área dedicada ao registro das legislaturas, a reforma das recepções, o projeto de nova fachada para o Anexo II, o PAB da Caixa Econômica (que opera a folha de pagamento da CMC), a manutenção dos elevadores e a reforma dos banheiros, cuja concorrência foi transmitida ao vivo pelo Facebook da CMC, iniciativa inédita na história do Legislativo municipal.

“Tivemos diálogo e transparência”, afirmou Serginho do Posto, referindo-se às 36 reuniões dos vereadores com secretários municipais nestes dois anos. Ele lembrou da votação do Plano de Recuperação, que teve “contribuição para o ajuste fiscal do município”. A votação de quatro projetos de iniciativa da Prefeitura ocorreu na Ópera de Arame, após sucessivos protestos de servidores públicos municipais terminarem com a invasão do Palácio Rio Branco. “Na história recente da democracia em poucos parlamentos aconteceu o que vimos no ano passado”, disse. “Não merecemos mácula por exercer o papel de legislar”, ponderou.

Serginho do Posto revelou que lançará um novo Portal da Transparência em breve, faltando apenas a consolidação dos dados que estarão dispostos na nova ferramenta. Lembrou que nestes dois anos “a Câmara não desviou dos questionamentos da imprensa e dos órgãos de controle”. Ele frisou a ampliação da CMC nas mídias sociais, com o recente lançamento do perfil oficial do órgão no Instagram, como uma das medidas da Casa para se aproximar da população.

O presidente ainda destacou convênios com diversos órgãos públicos, entre eles com o Ministério Público do Paraná de combate à corrupção e com a Prefeitura de Curitiba para a digitalização e guarda temporária de documentos antigos. Este último resultou o projeto Os Manuscritos – Documentos Antigos de Curitiba, um hotsite que disponibiliza documentos com mais de 300 anos de existência, desde a fundação da cidade, para qualquer cidadão que tenha interesse em pesquisar a história da capital.

No fim da sua exposição, o presidente da Câmara anunciou que haverá  “pela primeira vez” uma transição oficial da administração. Isso ocorrerá depois desta sexta-feira (21), quando os vereadores elegem a nova administração do Legislativo.