Incentivo à adoção de animais e Semana Alemã aprovados em 1º turno

por Fernanda Foggiato — publicado 24/08/2020 10h50, última modificação 24/08/2020 15h52
Incentivo à adoção de animais e Semana Alemã aprovados em 1º turno

Dois dos sete projetos de lei aprovados pelos vereadores constavam na pauta para a primeira votação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão desta segunda-feira (24), dois projetos de lei em primeiras votações unânimes. As iniciativas, que dispõem sobre incentivo à adoção de animais e a criação da Semana da Colônia Alemã, em setembro, retornam à pauta nesta terça (25), para a análise em segundo turno. Confirmados pelos vereadores, seguem para sanção do Executivo mensagem para a garantia a operações de crédito e mais quatro proposições.

Para incentivar a adoção de animais, a ideia é que pet shops, clínicas veterinárias, lojas agropecuárias e estabelecimentos similares destinem espaço para a afixação de cartazes (005.00102.2018, com o substitutivo 031.00023.2019). De iniciativa da vereadora Katia Dittrich (Solidariedade), a proposta de lei foi acatada em primeira votação simbólica e unânime.

Os cartazes, conforme a proposição, seriam confeccionados de acordo com critérios estabelecidos por cada estabelecimento e trariam informações sobre a importância da adoção responsável. Também poderiam ser utilizados pela comunidade, órgãos públicos, protetores de animais e entidades ligadas à causa, para a divulgação de campanhas, de animais desaparecidos e em busca de um lar.

“Temos um número enorme animais abandonados nas ruas, o que não é novidade para ninguém”, disse Katia Dittrich. Os protetores, acrescentou, ultrapassam “limites físicos e finaceiros”. Assim, defendeu a autora, a ajuda de quem atua no ramo de cuidados aos animais, pode “fazer a diferença”, incentivando a adoção responsável. “Não custa nada aos estabelecimentos”, afirmou. “Cada vez que a gente doa um animal, pode ajudar outro [abandonado]. Todo mundo junto nessa corrente.”

Colônia Alemã
A Semana da Colônia Alemã deve passar a integrar o calendário oficial de eventos da cidade e ser comemorada anualmente, compreendendo o dia 7 de setembro (005.00210.2019). Segundo o autor, vereador Paulo Rink (PL), a ideia é “enalterecer “a colonização alemã no município de Curitiba e criar uma semana para que possam ser vinculados eventos oficiais, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, particulares e entidades que fazem parte da socialização alemã”.

Conforme a iniciativa, a Semana da Colônia Alemã passa a fazer parte do calendário escolar, turístico e cultural da cidade. “É uma representatividade da colônia alemã”, completou Rink. Também se manifestou em apoio à proposta a vereadora Katia Dittrich, descendente de alemães. O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno unânime, com 33 votos favoráveis (o painel eletrônico, que tinha apresentado problemas, nesse momento já havia sido reestabelecido).

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficias do Legislativo (YouTubeFacebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).