Mesa Executiva apresenta balanço de 2017 da Câmara

por Fernanda Foggiato — publicado 21/12/2017 12h15, última modificação 28/08/2020 00h12
Mesa Executiva apresenta balanço de 2017 da Câmara

O balanço foi apresentado pelo primeiro-secretário, Bruno Pessuti. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Além do relatório econômico-financeiro das atividades de 2017, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba apresentou, na sessão dessa quarta-feira (20), a última do ano, o balanço das atividades parlamentares e administrativas. Em 116 sessões ordinárias e 1 extraordinária, os vereadores aprovaram 157 dos 619 projetos protocolados, de acordo com o relatório lido pelo primeiro-secretário, Bruno Pessuti (PSD). Desses, 2 receberam veto prefeitoral, mantidos pelo plenário.

Dos projetos de lei, 59 foram mensagens do prefeito. Também foram protocolados 9 decretos legislativos, 629 indicações e 971 emendas. Os vereadores ainda apresentaram 459 pedidos de informações ao Poder Executivo e 17.822 requerimentos. A Tribuna Livre, realizada às quartas-feiras, recebeu 21 entidades.

Quanto às comissões, os colegiados permanentes realizaram 126 reuniões ordinárias, 45 reuniões extraordinárias e 11 audiências públicas. Foi implantada uma comissão especial para a reforma do Regimento Interno, revisão aprovada em plenário nesta semana e que já valerá em 2018 (leia mais aqui e aqui).

Também foi implantada uma Comissão Processante para investigar a vereadora Katia Dittrich por suposta quebra de decoro parlamentar, após denúncia de seis ex-assessores de seu gabinete. O colegiado se reuniu sete vezes, e o julgamento em plenário está suspenso por decisão judicial (saiba mais).

A Câmara firmou, em 2017, um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), no qual aderiu ao programa Parlamento Jovem. O Legislativo dará posse, em fevereiro, a 38 vereadores mirins, eleitos entre estudantes de colégios estaduais e diplomados em 22 de novembro. O Serviço de Informação ao Cidadão respondeu 190 pedidos, com uma média de 2,96 dias para fornecer as respostas aos questionamentos recebidos.

Balanço administrativo

Entre seminários, audiências públicas, sessões solenes, reuniões de entidades de classe, visitas de estudantes, palestras e cursos, a Diretoria de Cerimonial organizou 178 eventos, sendo 35 de iniciativa da Diretoria de Apoio às Comissões. O Setor de Saúde Ocupacional realizou as campanhas alusivas ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, além de 1493 consultas ambulatoriais e 2757 procedimentos de enfermagem.

A Diretoria de Comunicação e a Seção de Registro e Reprodução Sonora implementaram a transmissão ao vivo das sessões plenárias pelo canal do Legislativo no YouTube, com uma imagem melhor e sem custo extra aos cofres públicos, com a utilização de softwares livres.

Pela Diretoria de Comunicação, foram publicadas 1.655 notícias no site, com a divulgação de todos os eventos, licitações (editais e resultados) e projetos protocolados. No âmbito da Comunicação Interna, foi lançada a campanha “Assédio moral não – ambiente de trabalho precisa ser legal”.

Diversas outras atividades foram desenvolvidas. Confira aqui o relatório econômico-financeiro e aqui o balanço das atividades parlamentares e administrativas.