Notas da sessão plenária de 11 de agosto

por Fernanda Foggiato — publicado 11/08/2020 11h10, última modificação 12/08/2020 00h39
Notas da sessão plenária de 11 de agosto

Julieta Reis propôs a moção de apoio ao Líbano, devido à explosão na zona portuária de Beirute, na semana passada. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Moções de apoio I
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta terça-feira (11), moções de apoio ao Líbano, devido à explosão na região porturária de Beirute, dia 4 de agosto, e à comissão de aprovados em concurso público de escrivão da Polícia Civil (059.00005.2020). “A cidade de Beirute é a joia do Oriente Médio”, disse Julieta Reis (DEM), autora da primeira proposição, que também cita a oferta de ajuda humanitária pelo governo brasileiro. A vereadora ainda destacou a presença da comunidade libanesa em Curitiba e no Paraná.

Moções de apoio II
Autora da moção de apoio à comissão de aprovados em concurso da Polícia Civil do Paraná, para o cargo de escrivão, Professora Josete (PT) apontou que, mesmo com a convocação, continuará o deficit de servidores de carreira (059.00006.2020). Segundo ela, o estado possui 1,4 mil cargos de escrivçao, mas apenas 500 servidores na ativa. Maria Leticia (PV) e Tico Kuzma (Pros) manifestaram apoio à proposição. O vererador sugeriu que o presidemte Sabino Picolo (DEM) encaminhe expediente ao governador Ratinho Junior, questionando se existe uma previsão para o chamamento dos aprovados no processo seletivo.

Dia do Garçom
Mauro Ignácio (DEM) registrou a comemoração, nesta terça-feira (11), do Dia do Garçom e da Garçonete. Devido à pandemia, apontou ele, não será realizada a tradicional corrida de garçons de Santa Felicidade. Em 2019, a prova teve sua 17ª edição.

Dia do Estudante
“Hoje também é Dia do Estudante”, lembrou Professor Silberto (MDB). “Com sacrifício vamos vencer esta pandemia e retomar as aulas presenciais em breve, com segurança.” “Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano”, disse Profesora Josete (PT) parafraseando o educador Paulo Freire, patrono da educação no Brasil.

Dia do Advogado
Dalton Borba (PDT), Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos), Ezequias Barros (PMB), Jairo Marcelino (PSD) e Julieta Reis (DEM) destacaram a comemoração, nesta terça-feira, do Dia Nacional do Advogado. A data, lembrou Borba, que é advogado, remete à publicação do decreto provincial para criar os dois primeiros cursos de direito, em 11 de agosto de 1827. Aguiar, também advogado, destacou a atuação dos procuradores jurídicos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Pedidos de informações I
Mestre Pop (PSD) apresentou quatro pedidos de informações ao Executivo municipal. Um deles trata da implantação de pavimentação asfáltica nos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba (062.00417.2020). Outro, do alargamento de ruas do Campo de Santana (062.00419.2020). Proposição ainda questiona a existência de projetos para a implantação de binário no Tatuquara (062.00421.2020).

Pedidos de informações II
De Tito Zeglin (PDT), pedido de informações oficiais trata da implantação de binário em ruas do Capão Raso (062.00422.2020). De Professora Josete (PT), proposição à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) questiona a aplicação de testes da covid-19 para profissionais da saúde (062.00418.2020). Requerimento de Dalton Borba (PDT) dispõe sobre a inauguração de Centros Municipais de Educação (CMEIs) pela Prefeitura de Curitiba, em agosto (062.00423.2020).