Notas de sessão plenária de 31 de março

por Fernanda Foggiato publicado 31/03/2020 19h23, última modificação 31/03/2020 19h23
“Caos social”
Em discurso no pequeno expediente, Edson do Parolin (PSDB) retomou alerta às cerca de 3 mil famílias do Ganchinho, ex-moradoras do Parolin. “O pessoal está sem endereço, passando necessidade, está passando por um caos social. Algumas famílias estão fechando suas casas e retornando ao Parolin [a área de invasão”, apontou. O vereador pediu que representantes da comunidade sejam recebidos, nesta semana, pelo líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB), e pela Secretaria do Governo Municipal (SGM). “Até parece que temos duas Curitibas. A situação é social.”

Apoio a autônomos*
A vereadora Maria Leticia (PV) solicitou informações à Prefeitura sobre quais serão as medidas de apoio tomadas para garantir a sustentabilidade de profissionais autônomos (como catadores de material reciclável e vendedores ambulantes) enquanto a cidade estiver no período de Situação Emergencial em Saúde Pública (062.00150.2020). Maria Leticia questiona qual órgão realizará a operação, a partir de qual data e qual será o valor viabilizado pelo Município.

Mais leitos*
Maria Leticia também questionou a possibilidade das casas ainda não entregues no programa Minha Casa, Minha Vida serem utilizadas como leitos para combate ao coronavírus. A vereadora explica que o Ministro de Desenvolvimento Regional do Governo Federal, Rogério Marinho, anunciou essa possibilidade e ela questiona se existem casas localizadas em Curitiba que podem ser utilizadas e se elas servirão efetivamente como leitos (062.00151.2020).

Higienização I*
O vereador Dalton Borba (PDT) questionou a Secretaria de Saúde de Curitiba sobre a higienização da cidade como forma de prevenção à COVID-19 (062.00152.2020). O parlamentar pergunta quais medidas estão sendo tomadas para a higienização de espaços públicos, quais são estes espaços – praças, terminais, academias ao ar livre e demais locais – e qual a frequência de implementação destas medidas.

Higienização II*
Dalton Borba também encaminhou questionamentos à URBS sobre quais medidas de higienização estão sendo adotadas pelo órgão. Ele pergunta se terminais e ônibus estão sendo higienizados, com qual frequência e em quais horários (062.00153.2020).

Falta d’água*
O último questionamento do vereador Dalton Borba refere-se ao abastecimento de água na região da Caximba (062.00154.2020). Ele pergunta à SANEPAR quais moradores têm acesso a água potável e qual o plano de abastecimento para essa região. O parlamentar explica que durante a pandemia do novo coronavírus a lavagem das mãos é essencial, tornando a falta d’água em comunidades carentes uma preocupação.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Michelle Stival da Rocha.