Sugerido bloqueio de vias paralelas às canaletas, aos domingos

por Fernanda Foggiato — publicado 22/09/2020 20h05, última modificação 28/09/2020 15h56
Indicação aprovada pelos vereadores tem como justificativa promover a segurança da população, motoristas e usuários do transporte coletivo.
Sugerido bloqueio de vias paralelas às canaletas, aos domingos

Uma das faixas paralelas às canaletas pode ser liberada para pedestres e ciclistas, aos domingos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão desta terça-feira (22), quatro indicações ao Poder Executivo. Em uma delas, a sugestão é que sejam realizados estudos para o bloqueio, aos domingos, de uma das faixas interiores do sistema trinário – ou seja, paralelas às canaletas onde circulam os ônibus biarticulados e ligeirões (203.00376.2020).

A justificativa da proposição é promover a segurança tanto dos pedestres e ciclistas que utilizam a canaleta para práticas esportivas e lazer, principalmente aos fins de semana, quanto dos motoristas e usuários do transporte coletivo. “Por que só aos domingos? Para que se faça uma campanha de conscientização, começando aos domingos”, disse o autor da indicação, Pier Petruzziello (PTB). “Solicitei um estudo porque, como existem muitos prédios ao redor, as pessoas [moradores] poderiam ter dificuldades.”

Ainda de acordo com o vereador, a ideia surgiu no último domingo, ao notar um grande número de pessoas circulando na canaleta. Depois disso, ele lançou enquete em suas redes sociais com a proposta de que a circulação de veículos seja vedada em uma das faixas laterais, sem prejudicar o transporte coletivo. “Já conversei com o prefeito e ele gostou da ideia, sinalizou um estudo”, acrescentou.

“Sei muito bem o que é a responsabilidade de estar com a várias vidas em suas mãos”, declarou Rogério Campos (PSD), que já foi cobrador e motorista do transporte coletivo. Para Mestre Pop (PSD), é importante que o programa seja descentralizado, talvez por meio de projeto de lei. Mauro Bobato (Pode) alertou, na periferia, à ausência do passeio (calçada) em muitas vias.

Segundo Bruno Pessuti (Pode), se o metrô tivesse sido implementado na cidade, a linha Norte-Sul se transformaria em “um grande parque linear”. Marcos Vieira (PDT) lembrou de projeto de sua iniciativa, retirado após devolução ao autor pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para o bloqueio de ruas para atividades de esporte, lazer e cultura, aos domingos e feriados (005.00129.2019).

“Esse estudo vai revelar se é possível ou não, onde é possível ou não”, avaliou Professor Euler (PSD), citando o potencial da avenida Cândido de Abreu. Também em apoio à indicação, Maria Manfron (PP) citou exemplos de outras capitais, como Rio de Janeiro e Brasília.

Outras sugestões

Em outra indicação à Prefeitura de Curitiba acatada pelos vereadores nesta manhã, o mote é a implantação do Programa Multiprofissional em Educação e Atenção à Saúde (PRO-Meas). O objetivo é a capacitação contínua dos servidores do magistério municipal em temáticas relativas à saúde (201.00056.2020).

“Gostaria de fazer como projeto de lei, mas não tem como [por vício de iniciativa]”, afirmou a autora da proposição, Noemia Rocha (MDB). Segundo ela, os profissionais seriam capacitados, por servidores dos quadros próprios do Executivo, da área da saúde, para abordar temas como prevenção à obesidade, higiene e corpo humano.

A CMC também aprovou indicações ao Executivo com as propostas de estudos para a pavimentação das ruas Irmãs Nakadaira, no Campo Comprido, e Major Theolindo Ferreira Ribas, no Boqueirão (respectivamente, 203.00359.2020 e 203.00361.2020). As duas sugestões são de Noemia Rocha.

Restrições eleitorais

A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).