Vencedores do Talento Urbanístico Jovem recebem homenagem na CMC

por Claudia Krüger — publicado 12/08/2020 13h20, última modificação 14/08/2020 14h18
Vencedores do Talento Urbanístico Jovem recebem homenagem na CMC

Homenageados os participantes do concurso Talento Urbanístico Jovem. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou, na sessão plenária desta quarta-feira (12), votos de congratulações e aplausos às equipes que disputaram o concurso Talento Urbanístico Jovem, iniciativa que elegeu um modelo de ponte para o parque Tingui, sugestão encaminhada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba  (Ippuc). Os certificados foram entregues pelo presidente da Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos, Mauro Ignácio (DEM), por Bruno Pessuti (Pode), relator do colegiado, e por Sabino Picolo (DEM), presidente da Câmara Municipal.

Em vistoria feita em 2019, com o apoio técnico do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), vinculado à UFPR, os vereadores identificaram problemas estruturais no equipamento. “Foi constatada que aquela ponte estava de precária para ruim. Foi sugerida [por meio do concurso] uma ponte adequada à beleza do parque”, explicou Ignácio.

A vencedora do projeto foi a equipe Ekobé, formada por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também foram homenageados os integrantes das equipes Carcará, GMG, Studio Frame, DH, Locomotiva e Pinhão. Foram reconhecidos ainda os engenheiros Rui Medeiros, do Instituto de Engenharia do Paraná e Mauro Lacerda Santos Filho, da Universidade Federal do Paraná.

O vereador Bruno Pessuti reforçou a importância de trabalhos preventivos como este promovido pela Comissão Especial, para se evitar tragédias como as já ocorridas em outras capitais, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. “O intuito dessa comissão é justamente que nós fizéssemos essas avaliações, acompanhássemos, e tivemos muita felicidade em encontrar boas estruturas, além de fazer sugestões de melhorias na cidade”, pontuou. Ele ainda destacou ações futuras do colegiado, como a elaboração da chamada nuvem de pontos para avaliação da Ponte Preta, sobre a rua João Negrão.

O trabalho desenvolvido pela Comissão Especial e os homenageados nesta quarta foram parabenizados ainda pelos vereadores Sabino Picolo, Maria Manfron (PP) e Marcos Vieira (PDT). Instalada em 20 de novembro de 2019, o colegiado tem até outubro deste ano para apresentar seu relatório final. Além de Ignácio e Pessuti, também integram o grupo de trabalho Cacá Pereira (Patriota), Wolmir Aguiar (Republicanos), Marcos Vieira, Maria Manfron, Oscalino do Povo (PP), Professor Silberto (MDB), vice-presidente, e Serginho do Posto (DEM). Confira aqui o balanço de atividades da Comissão de Pontes.