Vereadores comentam obras na cidade e medidas à covid-19

por Claudia Krüger — publicado 19/05/2020 14h36, última modificação 19/05/2020 14h36 Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
Vereadores comentam obras na cidade e medidas à covid-19

Vereadores comentam, em pequeno expediente, de obras e máscara para combate de covid-19. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante o pequeno expediente da sessão plenária virtual desta segunda-feira (18), diversos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) utilizaram a tribuna para comentar sobre obras que vêm sendo executadas no Município e medidas de enfrentamento à covid-19. O primeiro deles foi Rogério Campos (PSD) que destacou a construção do novo terminal de ônibus do bairro Tatuquara. “Que coisa linda”, comentou o vereador.

O equipamento ressaltado pelo parlamentar fica ao lado da Rua da Cidadania e da UPA do Tatuquara e deve atender também moradores dos bairros Caximba e Campo de Santana. “O Tatuquara é um dos poucos lugares de Curitiba que têm espaço para crescer, que têm espaço para moradia. Grande satisfação pela qual tanto lutei, tanto briguei, tanto batalhei”, destacou Campos. Ele agradeceu ao prefeito Rafael Greca, ao vice Eduardo Pimentel e ao secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

O início das obras de pavimentação da rua Paulo Setúbal, no Boqueirão, foi comentada pelo vereador Geovane Fernandes (Patriota), que também agradeceu a ação do Executivo, na região. Ele disse que a intervenção era uma demanda dos comerciantes do bairro.

Já o vereador Toninho da Farmácia (DEM) fez um desabafo durante o pequeno expediente. De acordo o parlamentar, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) tem realizado manutenções de limpeza nos canais do Vitória Régia, na CIC, e que ele também pediu vistorias à Sanepar quanto aos despejos irregulares no local. No entanto, disse que a população enfrenta muito mau cheiro no local devido a “algumas empresas que soltam produtos químicos dentro dos canais” e a “alguns moradores que não respeitam aos seus vizinhos”. Toninho pediu que populares “tenham o mínimo de consciência” para não jogar lixo nas vias públicas e que deve propor um projeto de lei para aplicação de multa a quem fizer isso, alertando inclusive, para o risco causado pela dengue.

Covid-19
O líder do prefeito na Casa, vereador Pier Petruzziello (PTB), afirmou durante o pequeno expediente que falta a adoção de uma “diretriz responsável” por parte do governo federal brasileiro no controle da pandemia de covid-19, citando a recente saída de Nelson Teich do cargo do Ministério da Saúde. “Entendemos que só assim, presidente, nós vamos conseguir controlar essa pandemia e retomar o quanto antes a questão econômica na nossa cidade e no nosso país”. Petruzziello disse que recebeu fotos de pessoas passeando pelos parques de Curitiba, nesse final de semana, sem utilizar máscaras de proteção e que gostaria de pedir ao cidadão curitibano que utilizasse o dispositivo sempre que saísse de casa.

Falando sobre serviços essenciais, Thiago Ferro (PSC) exaltou que a “fé vai aonde a ciência aonde não foi”, por isso, o prefeito Rafael Greca, a concessionária que administra a Pedreira Paulo Leminski e o Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná estão produzindo um projeto possam promover um cultos evangélicos em forma de drive-thru, chamado Pedra Fundamental – Fé, Amor e Solidariedade, com capacidade para até 200 carros por cultos. Segundo ele, para participar basta doar um quilo de alimento.

O vereador Geovane Fernandes ainda citou o remanejamento de recursos antes destinados em emenda coletiva para realização do Corpus Christi de 2020 para o edital em favor dos artistas e técnicos do setor, na capital, afetados pela pandemia da covid-19. Fernandes agradeceu aval de Dom Peruzzo à destinação de R$ 420 mil viabilizados pelos parlamentares à classe artística curitibana.