Vídeo: as contribuições de Romário Martins para Curitiba e o Paraná

por Marcio Silva publicado 05/10/2018 13h40, última modificação 19/05/2022 14h57
Vídeo: as contribuições de Romário Martins para Curitiba e o Paraná

O curitibano Romário Martins foi um dos idealizadores do paranismo. (Arte: Mariana Prince)

Ao se falar da história de Curitiba e do Paraná é impossível não mencionar o nome de Romário Martins (1874-1948). Historiador, jornalista e político, ocupou diversos cargos públicos e teve sua vida marcada pela defesa dos interesses de sua terra e sua gente. O projeto Nossa Memória, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), produziu um bate-papo que destaca fatos importantes da vida deste intelectual curitibano, que foi vereador, presidente do Legislativo, e até mesmo prefeito da capital.Romário Martins também exerceu mandatos como deputado e foi líder do movimento paranista, que pretendia conferir uma identidade ao estado. Agiu como defensor do Paraná na questão dos limites territoriais com Santa Catarina, fomentou e trouxe inovações à agricultura, fundou o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e dirigiu o Museu Paranaense por 23 anos.