Concurso de 2019

Foi no dia 5 de novembro de 2019 que a Câmara Municipal de Curitiba divulgou edital para a realização de concurso público para preenchimento de 37 vagas de níveis médio e superior, com organização do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A prova foi realizada no dia 2 de fevereiro de 2020, em Curitiba, por 15.466 candidatos inscritos. O certame selecionou: 

  • 24 técnicos administrativos (nível médio)
  • 6 procuradores jurídicos (nível superior)
  • 4 quatro analistas legislativos (nível superior)
  • 2 redatores (nível superior)
  • 1 contador (nível superior)


DISPUTA POR VAGAS
A maior concorrência foi para o cargo de analista legislativo: foram 2.414 candidatos para 4 vagas, uma proporção de 603 concorrentes por colocação. Em segundo lugar esteve o cargo de procurador jurídico, com 2.591 inscritos para 6 vagas, numa proporção de 431 por um.
 
Em seguida estão: técnico administrativo, com 9.470 inscritos para 24 vagas abertas, resultando numa concorrência de 394 por vaga; já a disputa para o cargo de redator foi de 350 por um, sendo 701 concorrentes para 2 vagas; a menor concorrência foi para a função de contador, com 290 inscritos para uma vaga.

A lista final dos classificados, definida pelo somatório das notas das questões objetivas e discursivas, foi divulgada no dia 27 de março.

No dia 8 de julho a CMC deu posse aos 27 novos servidores aprovados. Conforme o Edital de Convocação 3/2020, publicado no Diário Oficial do Município em 16 de junho. Foram empossados 17 técnicos administrativos, 4 analistas legislativos, 5 procuradores jurídicos e 1 redatora. O Edital 1/2019, que iniciou o processo, foi publicado em 5 de novembro e prevê o preenchimento de 37 cargos ao todo; portanto restam 9 aprovados a serem convocados.

O concurso é válido por dois anos, a contar de 27 de março, data em que os resultados finais foram homologados; e pode ser prorrogado por igual período, nos termos do inciso III do art. 37 da Constituição Federal. Segundo a diretoria de Gestão de Recursos Humanos, novos chamamentos de aprovados serão realizados conforme a demanda da instituição, considerados os prazos legais.

CONTADOR
O único cargo que não foi homologado foi o de contador. Isso porque o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná anulou a questão discursiva, realizada pelos candidatos classificados na prova teórica. Segundo o edital, assinado pelo presidente Sabino Picolo (DEM), a questão será reformulada e reaplicada a estes candidatos, com data e local ainda a serem divulgados pelo NC-UFPR.

*Informações atualizadas em 17/07/2020.