GALERIA
VEREADORAS NA POLÍTICA
DE CURITIBA
HOME A GALERIA BIOGRAFIAS NOTÍCIAS

KATIA DITTRICH


17ª legislatura (2017-2020)


KATIA DITTRICH

Nascida em São Paulo (SP), no dia 3 de maio de 1969, Katia Dittrich é ativista da causa animal. É filha de Artur Carlos Dittrich e Janete Broffel Dittrich. Casada com Marcos Pinheiro Whiters, formou-se em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em 1992.

Conhecida como Katia dos Animais de Rua, elegeu-se vereadora de Curitiba, pela primeira vez, em 2016. Além da causa animal, sua principal bandeira, tem trabalhado pela defesa do meio ambiente e da população em geral. Integra as comissões permanentes de Constituição e Justiça (antigamente chamada de Legislação, Justiça e Redação) e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos. Fez parte, em 2017, do colegiado especial para revisão do Regimento Interno da Câmara Municipal.

É autora, por exemplo, de projetos para que clínicas, consultórios veterinários e laboratórios que prestam serviços gratuitos à população de baixa renda ou a protetores dos animais tenham desconto de 50% no Imposto Sobre Serviços (ISS); para a afixação, nos pet shops, do comprovante de capacitação técnica dos profissionais de banho e tosa; e para a logística reversa dos exames de radiografia.

Katia Dittrich atuou como dentista de 1992 a 2002. De 2002 a 2012, teve uma pequena empresa de cestas de café da manhã. Em 2013, na Prefeitura de Curitiba, trabalhou na Secretaria do Meio Ambiente, em departamentos da Rede de Proteção Animal e de Educação Ambiental, na fiscalização de casos de maus-tratos e de abandono de animais.

* Informações atualizadas em março de 2018.