GALERIA
VEREADORAS NA POLÍTICA
DE CURITIBA
HOME A GALERIA BIOGRAFIAS NOTÍCIAS

MARIA MANFRON


17ª legislatura (2017-2020)


MARIA MANFRON

Neta de imigrantes italianos que se estabeleceram em Santa Felicidade no final do século XIX, Maria Francisquini Manfron nasceu em Curitiba, em 12 de dezembro de 1953. Filha de Alcides Francisquini e Felicita Luca Francisquini, é casada há quase 50 anos com Aldemir João Manfron, vereador da capital paranaense por sete mandatos consecutivos. O casal tem quatro filhos: Madelaine, Marcelia, Micheline e Silvio.

Empresária, a parlamentar se dedica ao comércio e à agricultura. Maria diz ter atuado na política ao lado do marido, ouvindo a população e representando-o quando necessário. Em 2016, quando Aldemir Manfron decidiu não disputar uma nova reeleição, ela foi incentivada por amigos e lideranças comunitárias a se candidatar.

A vereadora é autora de leis para alteração no Código de Saúde de Curitiba: para a divulgação da escala dos médicos da rede municipal de saúde no site da prefeitura (15.139/2017); e para a realização obrigatória, no momento do nascimento e antes da alta hospitalar, de exames clínicos para o diagnóstico precoce da encefalopatia crônica não progressiva da infância, chamada antigamente de paralisia cerebral (15.102/2017).

Maria Manfron também propôs projetos para a criação de creche para idosos de baixa renda e para a oferta gratuita de Wi-Fi nos ônibus, estações-tubo e terminais da cidade, dentre outros. Ela foi vice-presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência e participou do colegiado especial de revisão do Regimento Interno do Legislativo, em 2017. Além disso, é membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no biênio 2017-2018.

* Informações atualizadas em março de 2018.