GALERIA
VEREADORAS NA POLÍTICA
DE CURITIBA
HOME A GALERIA BIOGRAFIAS NOTÍCIAS

Z√ČLIA PASSOS


10ª legislatura (1991-1992)


Z√ČLIA PASSOS

Natural da cidade de Penápolis (SP), Zélia de Oliveira Passos nasceu em 24 de fevereiro de 1941, filha de Salim de Oliveira Chueire e Aurélia Franco Chueire. Chegou a Curitiba na adolescência. Pedagoga e mestre em Sociologia, foi casada com Edésio Franco Passos, deputado federal de 1991 a 1994, com quem teve dois filhos: Ana Beatriz e André (também ex-vereador da capital).

Em 1991, Z√©lia tomou posse como parlamentar de Curitiba na cadeira deixada por Dr. Rosinha, tamb√©m do PT, que havia sido eleito deputado estadual. Ao assumir a vaga no Legislativo municipal, Z√©lia disse que se dedicaria ao aprimoramento da Lei Org√Ęnica do Munic√≠pio (LOM) e ao regime jur√≠dico dos servidores. Na ocasi√£o, ela ainda destacou a experi√™ncia adquirida no Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), do qual foi coordenadora de planejamento da rede escolar e coordenadora sociecon√īmica.

Ela participou, na década de 1960, do Centro Popular de Cultura (CPC), ligado à União Nacional dos Estudantes (UNE). Integrante da organização clandestina Ação Popular (AP), de resistência e combate à ditadura militar, foi perseguida e presa, durante a gravidez do segundo filho. Ao lado de Edésio, foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná.

Zélia participou da criação e da primeira diretoria da Associação dos Servidores Municipais de Curitiba (ASMUC). Foi diretora de Educação da Prefeitura de Curitiba na primeira gestão do prefeito Jaime Lemer. Professora concursada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi demitida devido à prisão política, cargo ao qual foi readmitida com a Lei da Anistia, em 1979. Atualmente a ex-vereadora está aposentada.

* Informa√ß√Ķes atualizadas em mar√ßo de 2018.